ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halmenschlager, Karine Raquiel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Camillo, Juliano, Fernandes, Carolina do Santos, Mônaco, Graziela Del, Brick, Elizandro Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33347
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica. This paper aims to provide an overview of how aspects related to “Educação do Campo” {Education for and by the countryside} have been explored in the literature, particularly in Science and Mathematics Teaching. A literature review was carried out in event records and Brazilian journals. First, it was identified the nature of the paper and the educational level they were dealing with. Then, the analysis of selected studies was centered on the following focuses: Relationship with school; Theoretical and methodological assumptions; Relationship with context; Relationship with the scientific knowledge. From that, it is pointed out the diversity of theoretical and methodological perspectives in discussion, which also involves different ways of understanding the role of the school, the relationship with the countryside context and the role of scientific conceptualization.
id UFMG-11_be847bb39f62820a72e0f327acf2f7fb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33347
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMAEducação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica. This paper aims to provide an overview of how aspects related to “Educação do Campo” {Education for and by the countryside} have been explored in the literature, particularly in Science and Mathematics Teaching. A literature review was carried out in event records and Brazilian journals. First, it was identified the nature of the paper and the educational level they were dealing with. Then, the analysis of selected studies was centered on the following focuses: Relationship with school; Theoretical and methodological assumptions; Relationship with context; Relationship with the scientific knowledge. From that, it is pointed out the diversity of theoretical and methodological perspectives in discussion, which also involves different ways of understanding the role of the school, the relationship with the countryside context and the role of scientific conceptualization.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3334710.1590/1983-21172017190131 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33347/26582Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHalmenschlager, Karine Raquiel Camillo, JulianoFernandes, Carolina do SantosMônaco, Graziela Del Brick, Elizandro Maurício2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33347Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
title ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
spellingShingle ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
Halmenschlager, Karine Raquiel
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.
title_short ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
title_full ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
title_fullStr ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
title_full_unstemmed ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
title_sort ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PRESENTES NA LITERATURA: UM PANORAMA INICIAL: ARTICULATIONS BETWEEN COUNTRYSIDE EDUCATION AND SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHING PRESENT IN THE LITERATURE: AN INITIAL PANORAMA
author Halmenschlager, Karine Raquiel
author_facet Halmenschlager, Karine Raquiel
Camillo, Juliano
Fernandes, Carolina do Santos
Mônaco, Graziela Del
Brick, Elizandro Maurício
author_role author
author2 Camillo, Juliano
Fernandes, Carolina do Santos
Mônaco, Graziela Del
Brick, Elizandro Maurício
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Halmenschlager, Karine Raquiel
Camillo, Juliano
Fernandes, Carolina do Santos
Mônaco, Graziela Del
Brick, Elizandro Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.
topic Educação do Campo; Ensino de Ciências; Ensino de Matemática.
description O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama do modo pelo qual elementos presentes no âmbito da pesquisa e ensino de ciências e matemática dialogam com aspectos emergentes da Educação do Campo. Metodologicamente realizou-se uma revisão de literatura em atas de eventos e periódicos nacionais. Identificou-se, inicialmente, a natureza dos artigos e o nível de ensino abrangido por eles. A análise dos estudos selecionados foi orientada pelos seguintes focos: Relação com a Escola; Pressupostos teórico-metodológicos; Relação com o contexto; Relação com a conceituação científica. Sinaliza-se, assim, a diversidade de perspectivas teóricas e metodológicas em discussão, o que implica também em diferentes maneiras de entender o papel da escola, as relações com o contexto do campo e o papel da conceituação científica. This paper aims to provide an overview of how aspects related to “Educação do Campo” {Education for and by the countryside} have been explored in the literature, particularly in Science and Mathematics Teaching. A literature review was carried out in event records and Brazilian journals. First, it was identified the nature of the paper and the educational level they were dealing with. Then, the analysis of selected studies was centered on the following focuses: Relationship with school; Theoretical and methodological assumptions; Relationship with context; Relationship with the scientific knowledge. From that, it is pointed out the diversity of theoretical and methodological perspectives in discussion, which also involves different ways of understanding the role of the school, the relationship with the countryside context and the role of scientific conceptualization.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33347
10.1590/1983-21172017190131
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33347
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33347/26582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164088713216