LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas. |
id |
UFPEL-4_5d8b131d3858afee65fd4dfa9db0ce12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/19678 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTELiteratura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores.Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.Universidade Federal de PelotasAlves, Antônio Maurício MedeirosGrutzmann, Thais Philipsen2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1967810.15210/cdl.v0i38.19678Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 201-2142358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678/12597Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T15:12:26Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19678Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T15:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
title |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
spellingShingle |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE Alves, Antônio Maurício Medeiros Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores. |
title_short |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
title_full |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
title_fullStr |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
title_sort |
LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE |
author |
Alves, Antônio Maurício Medeiros |
author_facet |
Alves, Antônio Maurício Medeiros Grutzmann, Thais Philipsen |
author_role |
author |
author2 |
Grutzmann, Thais Philipsen |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antônio Maurício Medeiros Grutzmann, Thais Philipsen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores. |
topic |
Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678 10.15210/cdl.v0i38.19678 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i38.19678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678/12597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmann http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmann http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 201-214 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i38 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217249159905280 |