LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Grutzmann, Thais Philipsen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.
id UFPEL-4_5d8b131d3858afee65fd4dfa9db0ce12
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/19678
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTELiteratura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores.Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.Universidade Federal de PelotasAlves, Antônio Maurício MedeirosGrutzmann, Thais Philipsen2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1967810.15210/cdl.v0i38.19678Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 201-2142358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678/12597Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T15:12:26Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19678Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T15:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
title LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
spellingShingle LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
Alves, Antônio Maurício Medeiros
Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores.
title_short LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
title_full LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
title_fullStr LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
title_sort LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
author Alves, Antônio Maurício Medeiros
author_facet Alves, Antônio Maurício Medeiros
Grutzmann, Thais Philipsen
author_role author
author2 Grutzmann, Thais Philipsen
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio Maurício Medeiros
Grutzmann, Thais Philipsen
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores.
topic Literatura Infantil; ensino de Matemática; anos iniciais; laboratório de ensino de Matemática; formação de professores.
description Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678
10.15210/cdl.v0i38.19678
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i38.19678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19678/12597
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Antônio Maurício Medeiros Alves, Thais Philipsen Grutzmann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 201-214
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i38
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249159905280