Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Grützmann, Thaís Philipsen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas.
id UFPL_ec1835bdcacf529477140c901a05d7ea
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7181
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling Alves, Antônio Maurício MedeirosGrützmann, Thaís Philipsen2021-03-02T15:20:38Z2021-03-02T15:20:38Z2020ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020.0102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasLiteratura infantilEnsino de matemáticaAnos iniciaisLaboratório de ensino de MatemáticaFormação de professoresLiteratura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docenteCHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHERinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.txtLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain42004http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/6/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt95001286f7c8771ff1d227a9ed385b16MD56open accessTHUMBNAILLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.jpgLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1577http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/7/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpg8ab182026dd4a3d20b7214348952b0c4MD57open accessORIGINALLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdfLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdfapplication/pdf382533http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/1/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdfb47098ebb269ba2b47b274554af2ddbfMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71812023-07-13 05:49:19.828open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7181VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:49:19Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv CHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHER
title Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
spellingShingle Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
Alves, Antônio Maurício Medeiros
Literatura infantil
Ensino de matemática
Anos iniciais
Laboratório de ensino de Matemática
Formação de professores
title_short Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
title_full Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
title_fullStr Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
title_full_unstemmed Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
title_sort Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
author Alves, Antônio Maurício Medeiros
author_facet Alves, Antônio Maurício Medeiros
Grützmann, Thaís Philipsen
author_role author
author2 Grützmann, Thaís Philipsen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio Maurício Medeiros
Grützmann, Thaís Philipsen
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Ensino de matemática
Anos iniciais
Laboratório de ensino de Matemática
Formação de professores
topic Literatura infantil
Ensino de matemática
Anos iniciais
Laboratório de ensino de Matemática
Formação de professores
description Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-02T15:20:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-02T15:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0102-9576
identifier_str_mv ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020.
0102-9576
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/6/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/7/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/1/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 95001286f7c8771ff1d227a9ed385b16
8ab182026dd4a3d20b7214348952b0c4
b47098ebb269ba2b47b274554af2ddbf
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710155757387776