Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas. |
id |
UFPL_ec1835bdcacf529477140c901a05d7ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7181 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Antônio Maurício MedeirosGrützmann, Thaís Philipsen2021-03-02T15:20:38Z2021-03-02T15:20:38Z2020ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020.0102-9576http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasLiteratura infantilEnsino de matemáticaAnos iniciaisLaboratório de ensino de MatemáticaFormação de professoresLiteratura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docenteCHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHERinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.txtLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.txtExtracted texttext/plain42004http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/6/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt95001286f7c8771ff1d227a9ed385b16MD56open accessTHUMBNAILLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.jpgLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1577http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/7/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpg8ab182026dd4a3d20b7214348952b0c4MD57open accessORIGINALLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdfLITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA.pdfapplication/pdf382533http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/1/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdfb47098ebb269ba2b47b274554af2ddbfMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/71812023-07-13 05:49:19.828open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7181VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:49:19Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
CHILDREN’S LITERATURE IN TEACHING MATHEMATICS: RELATIONSHIPS PRESENT IN THE INITIAL TRAINING OF THE FUTURE TEACHER |
title |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
spellingShingle |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente Alves, Antônio Maurício Medeiros Literatura infantil Ensino de matemática Anos iniciais Laboratório de ensino de Matemática Formação de professores |
title_short |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
title_full |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
title_fullStr |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
title_sort |
Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente |
author |
Alves, Antônio Maurício Medeiros |
author_facet |
Alves, Antônio Maurício Medeiros Grützmann, Thaís Philipsen |
author_role |
author |
author2 |
Grützmann, Thaís Philipsen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antônio Maurício Medeiros Grützmann, Thaís Philipsen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Ensino de matemática Anos iniciais Laboratório de ensino de Matemática Formação de professores |
topic |
Literatura infantil Ensino de matemática Anos iniciais Laboratório de ensino de Matemática Formação de professores |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando às potencialidades a partir da integração das áreas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-02T15:20:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-02T15:20:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0102-9576 |
identifier_str_mv |
ALVES, Antônio Maurício Medeiros; GRÜTZMANN, Thaís Philipsen. Literatura infantil no ensino de matemática: relações presentes na formação inicial do futuro docente. Caderno de Letras, Pelotas, n. 38, set./dez. 2020. 0102-9576 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/6/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/7/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/1/LITERATURA%20INFANTIL%20NO%20ENSINO%20DA%20MATEM%c3%81TICA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7181/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95001286f7c8771ff1d227a9ed385b16 8ab182026dd4a3d20b7214348952b0c4 b47098ebb269ba2b47b274554af2ddbf 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710155757387776 |