ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thais Mara Anastácio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mozzer, Nilmara Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933
Resumo: Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.
id UFMG-11_c546df2c9ce2c75f3be657abb14b21b2
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9933
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIESAnalogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores.EducaçãoNeste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993310.1590/1983-21172017190102 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933/26540Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thais Mara AnastácioMozzer, Nilmara Braga2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9933Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
title ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
spellingShingle ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
Oliveira, Thais Mara Anastácio
Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores.
Educação
title_short ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
title_full ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
title_fullStr ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
title_sort ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DECLARATIVO E PROCEDIMENTAL DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE ANALOGIAS: ANALYSIS OF DECLARATIVE AND PROCEDURAL PRE-SERVICE CHEMISTRY TEACHERS’ KNOWLEDGE ABOUT ANALOGIES
author Oliveira, Thais Mara Anastácio
author_facet Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
author_role author
author2 Mozzer, Nilmara Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores.
Educação
topic Analogias; Conhecimento declarativo; Conhecimento procedimental; Formação de professores.
Educação
description Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores. In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933
10.1590/1983-21172017190102
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9933/26540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162092224512