Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marcelo Alves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Arruda, Sérgio de Mello, Laburú, Carlos Eduardo, Batista, Michel Corci, Silva, Andréia Itami da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental que participaram de um curso de formação continuada. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas: a primeira, caracterizou-se por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação pelas professoras e a superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precáriaformação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva.Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema heurístico de orientação psicanalítica, denominado captura por discursos. Entre as principais conclusões podemos destacar que para que haja mudança do discurso da queixa para a reflexão o professor deve deslocar-se da castração imaginária para a castração simbólica, abandonando sua posição de impotência e resgatando sua autoridade perdida.
id UFMG-11_f0b6500d156118049a1e8fa1ecff46b8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9979
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamentalEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental que participaram de um curso de formação continuada. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas: a primeira, caracterizou-se por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação pelas professoras e a superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precáriaformação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva.Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema heurístico de orientação psicanalítica, denominado captura por discursos. Entre as principais conclusões podemos destacar que para que haja mudança do discurso da queixa para a reflexão o professor deve deslocar-se da castração imaginária para a castração simbólica, abandonando sua posição de impotência e resgatando sua autoridade perdida.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 111-120Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 111-120Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 111-1201983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979/6951Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Marcelo AlvesArruda, Sérgio de MelloLaburú, Carlos EduardoBatista, Michel CorciSilva, Andréia Itami da2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9979Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
title Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
spellingShingle Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
Barros, Marcelo Alves
title_short Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
title_full Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
title_fullStr Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
title_full_unstemmed Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
title_sort Entre a queixa e a reflexão: a promoção de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental
author Barros, Marcelo Alves
author_facet Barros, Marcelo Alves
Arruda, Sérgio de Mello
Laburú, Carlos Eduardo
Batista, Michel Corci
Silva, Andréia Itami da
author_role author
author2 Arruda, Sérgio de Mello
Laburú, Carlos Eduardo
Batista, Michel Corci
Silva, Andréia Itami da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Marcelo Alves
Arruda, Sérgio de Mello
Laburú, Carlos Eduardo
Batista, Michel Corci
Silva, Andréia Itami da
description Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental que participaram de um curso de formação continuada. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas: a primeira, caracterizou-se por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação pelas professoras e a superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precáriaformação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva.Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema heurístico de orientação psicanalítica, denominado captura por discursos. Entre as principais conclusões podemos destacar que para que haja mudança do discurso da queixa para a reflexão o professor deve deslocar-se da castração imaginária para a castração simbólica, abandonando sua posição de impotência e resgatando sua autoridade perdida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9979/6951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 111-120
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 111-120
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 111-120
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162151993344