CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9936 |
Resumo: | O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa. The main goal of this study is to analyze Pedagogical Content Knowledge’s (PCK) elements mobilized when beginning students in the Master of Science Education elaborated activities related to environmental education and the use of environmental themes concerned to basic education. In the research, participated eight masters students with training in the following areas of knowledge: biology, physics, chemistry and pedagogy. To obtain the data, questionnaires and interviews were used. The results indicate that the master´s students have a well developed PCK, despite the difficulties in relating the environmental theme to the area specific content. Considerations regarding the professional knowledge of future teachers on environmental education in science teaching are aspects discussed in this research. |
id |
UFMG-11_f3d133a978da1edfd13266bdb77688a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9936 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHINGPCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências.370O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa. The main goal of this study is to analyze Pedagogical Content Knowledge’s (PCK) elements mobilized when beginning students in the Master of Science Education elaborated activities related to environmental education and the use of environmental themes concerned to basic education. In the research, participated eight masters students with training in the following areas of knowledge: biology, physics, chemistry and pedagogy. To obtain the data, questionnaires and interviews were used. The results indicate that the master´s students have a well developed PCK, despite the difficulties in relating the environmental theme to the area specific content. Considerations regarding the professional knowledge of future teachers on environmental education in science teaching are aspects discussed in this research.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Empíricohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/993610.1590/1983-21172017190105 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9936/26539Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCortes Junior, Lailton PassosSá, Luciana Passos2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9936Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
title |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
spellingShingle |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING Cortes Junior, Lailton Passos PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências. 370 |
title_short |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
title_full |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
title_fullStr |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
title_full_unstemmed |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
title_sort |
CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN EXPERIENCE WITH MASTER’S STUDENTS IN SCIENCE TEACHING |
author |
Cortes Junior, Lailton Passos |
author_facet |
Cortes Junior, Lailton Passos Sá, Luciana Passos |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Luciana Passos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortes Junior, Lailton Passos Sá, Luciana Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências. 370 |
topic |
PCK; Educação Ambiental; Educação em Ciências. 370 |
description |
O principal objetivo deste estudo é analisar elementos do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) mobilizados quando alunos iniciantes em um Mestrado em Educação em Ciências elaboravam atividades relacionadas à educação ambiental e ao uso de temas ambientais voltados para a educação básica. Participaram da pesquisa oito mestrandos com formação nas seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química e pedagogia. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Os resultados apontam que os mestrandos apresentam a base de conhecimentos para um PCK bem desenvolvido, apesar das dificuldades em relacionar o tema ambiental ao conteúdo específico da área. Considerações a respeito do conhecimento profissional dos futuros professores formadores sobre a educação ambiental no ensino de ciências são aspectos discutidos nesta pesquisa. The main goal of this study is to analyze Pedagogical Content Knowledge’s (PCK) elements mobilized when beginning students in the Master of Science Education elaborated activities related to environmental education and the use of environmental themes concerned to basic education. In the research, participated eight masters students with training in the following areas of knowledge: biology, physics, chemistry and pedagogy. To obtain the data, questionnaires and interviews were used. The results indicate that the master´s students have a well developed PCK, despite the difficulties in relating the environmental theme to the area specific content. Considerations regarding the professional knowledge of future teachers on environmental education in science teaching are aspects discussed in this research. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo Empírico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9936 10.1590/1983-21172017190105 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9936 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9936/26539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162098515968 |