UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainginski , Fábio Edenei
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Resende, Luis Maurício Martins de, Penteado, Adriane de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658
Resumo: Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students.
id UFMG-11_f749df3d74afb4b4c17f01d5ed8ab3c8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34658
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSEBlog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3465810.1590/1983-21172012140207Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658/27377Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessMainginski , Fábio Edenei Resende, Luis Maurício Martins de Penteado, Adriane de Lima 2021-06-16T18:30:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34658Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T18:30:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
title UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
Mainginski , Fábio Edenei
Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.
title_short UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
title_full UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
title_sort UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
author Mainginski , Fábio Edenei
author_facet Mainginski , Fábio Edenei
Resende, Luis Maurício Martins de
Penteado, Adriane de Lima
author_role author
author2 Resende, Luis Maurício Martins de
Penteado, Adriane de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainginski , Fábio Edenei
Resende, Luis Maurício Martins de
Penteado, Adriane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.
topic Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.
description Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658
10.1590/1983-21172012140207
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658/27377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164974759936