UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658 |
Resumo: | Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students. |
id |
UFMG-11_f749df3d74afb4b4c17f01d5ed8ab3c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34658 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSEBlog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino.Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3465810.1590/1983-21172012140207Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658/27377Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessMainginski , Fábio Edenei Resende, Luis Maurício Martins de Penteado, Adriane de Lima 2021-06-16T18:30:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34658Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T18:30:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
title |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE Mainginski , Fábio Edenei Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino. |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE WEBQUESTS NA FORMA DE BLOG COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS: USING BLOGS AS A LEARNING TOOL IN THE MATERIALS SCIENCECOURSE |
author |
Mainginski , Fábio Edenei |
author_facet |
Mainginski , Fábio Edenei Resende, Luis Maurício Martins de Penteado, Adriane de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Resende, Luis Maurício Martins de Penteado, Adriane de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mainginski , Fábio Edenei Resende, Luis Maurício Martins de Penteado, Adriane de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino. |
topic |
Blog; Webquest; Ciência dos Materiais; Ensino de Engenharia; Metodologia de Ensino. |
description |
Esta pesquisa visa apresentar uma ferramenta metodológica utilizada, no ensino de engenharia, como uma proposta do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A ferramenta utilizada foi a webquest, considerada uma metodologia para organizar o processo de ensi no utilizando recursos da internet, o que auxilia os estudantes na construção do conhecimento em um ambiente de aprendizagem. Tal metodologia foi aplicada aos estudantes da disciplina Ciência dos Materiais dos cursos de Engenharia em Controle e Automação e Engenharia Mecânica. O referen cial teórico que embasou o trabalho foi construído pelos estudos de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, bem como pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TICs). A conclusão que pode ser obtida com a utilização dessa junção de ferramentas (webquest e blog) é que quando os meios interativos aliam-se ao processo de ensino, há o enriqueci mento da aprendizagem do aluno. O fato de a informação ficar disponibi lizada o tempo todo aumenta a possibilidade de intervenções. Os aspectos de interação social, reintegração do aluno às aulas e ativador da curiosidade foram os pontos positivos apontados pelos alunos. This research aims to present a methodological tool used in engineering education, as a proposal of the Masters Program in Teaching of Science and Technology at Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Ponta Grossa. The tool used was the webquest, considered a methodology to organize the process of teaching using Internet resources, which assists students in constructing knowledge in a learning environment, and has been applied to students of the Materials Science course for both Control and Automation Engineering and Mechanical Engineering degrees of the institution. The theoretical work that based this research was built by David Ausubel's studies on meaningful learning, and by the Information and Communication Technologies in Education (ICT). The conclusion reached with the use of joint tools (webquest and blog) is that when interactive media are allied to the teaching process, the learning process is enriched, because such information is available all the time, rising the possibility of interventions. Aspects such as social interaction, reintegration of students to classes and curiosity activation were the positive aspects mentioned by students. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658 10.1590/1983-21172012140207 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34658/27377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164974759936 |