REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper. |
id |
UFMG-11_fcae2e53629e46a9d16bfe2645bd9d0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/19580 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1958010.1590/21172020210125Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580/26815Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessReceputi, Caian Cremasco Magro Pereira, ThaiaraVogel, MarcosBrito Rezende, Daisy2021-05-01T02:03:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/19580Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:03:45Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
title |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” Receputi, Caian Cremasco Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social. |
title_short |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
title_full |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
title_sort |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”: SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION” |
author |
Receputi, Caian Cremasco |
author_facet |
Receputi, Caian Cremasco Magro Pereira, Thaiara Vogel, Marcos Brito Rezende, Daisy |
author_role |
author |
author2 |
Magro Pereira, Thaiara Vogel, Marcos Brito Rezende, Daisy |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Receputi, Caian Cremasco Magro Pereira, Thaiara Vogel, Marcos Brito Rezende, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social. |
topic |
Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos. This article presents the results of an investigation concerning the understanding of 172 Supervisors of PIBID-Chemistry projects about “experimentation”. We adopted the perspective of the Theory of Social Representations (SR). To obtain the information, we used a semi-structured free association of words questionnaire. We adopted the Prototypical and Similitude analyzes to perform the analysis of the information. Subsequently, we used the Content Analysis propositions to assign meaning to the terms of the SR. The results analysis led to three main conclusions: i) investigation is the most salient term of the CC of the individuals’ SR concerning experimentation; ii) commonly, Supervisors relate the development of experimental activities to the school context, considering the specificity and problems related to the referred space; and finally, iii) there is a relationship between the understanding of experimentation that students who are PIBID-Chemistry scholarship holders and the Supervisors’ SR, as described in the present paper. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580 10.1590/21172020210125 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580 |
identifier_str_mv |
10.1590/21172020210125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/19580/26815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 22 (2020) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 22 (2020) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 22 (2020) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163613708288 |