UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boeira, Luciana Maciel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ponczek, Roberto Leon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719
Resumo: This work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism.
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spelling UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMARepresentações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosóficoArtistic representationsPhotography and cinemaPhilosophical realismThis work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism.Este trabalho versa sobre a representação do mundo pelo homem através das produções artísticas iconográficas antes e depois do advento da fotografia e do cinema. Trata-se de um levantamento histórico-social, relacionando o desenvolvimento das tecnologias, artes e filosofia. Um dos principais objetivos das produções artísticas até o advento da fotografia e do cinema foi a imitação das formas da realidade, porém a partir destas tecnologias isto se transformou, ocorrendo a abstração e fragmentação das formas. Esta revolução ocorreu também no campo da Teoria do Conhecimento, pois estas tecnologias estimularam os pensadores a compreender a natureza do conhecimento através da lente do Realismo.Universidade Federal de Minas Gerais2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017; 312-3342238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719/pdf_1Boeira, Luciana MacielPonczek, Roberto Leoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T22:50:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15719Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-11T22:50:36Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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