UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719 |
Resumo: | This work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism. |
id |
UFMG-12_5b0fb42095373f9c22ae653fff20357f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/15719 |
network_acronym_str |
UFMG-12 |
network_name_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMARepresentações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosóficoArtistic representationsPhotography and cinemaPhilosophical realismThis work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism.Este trabalho versa sobre a representação do mundo pelo homem através das produções artísticas iconográficas antes e depois do advento da fotografia e do cinema. Trata-se de um levantamento histórico-social, relacionando o desenvolvimento das tecnologias, artes e filosofia. Um dos principais objetivos das produções artísticas até o advento da fotografia e do cinema foi a imitação das formas da realidade, porém a partir destas tecnologias isto se transformou, ocorrendo a abstração e fragmentação das formas. Esta revolução ocorreu também no campo da Teoria do Conhecimento, pois estas tecnologias estimularam os pensadores a compreender a natureza do conhecimento através da lente do Realismo.Universidade Federal de Minas Gerais2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017; 312-3342238-20461982-9507reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719/pdf_1Boeira, Luciana MacielPonczek, Roberto Leoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-11T22:50:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/15719Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaposPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/oairevistapos.ppga@gmail.com2238-20461982-9507opendoar:2020-08-11T22:50:36Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
title |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
spellingShingle |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA Boeira, Luciana Maciel Representações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosófico Artistic representations Photography and cinema Philosophical realism |
title_short |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
title_full |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
title_fullStr |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
title_full_unstemmed |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
title_sort |
UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA |
author |
Boeira, Luciana Maciel |
author_facet |
Boeira, Luciana Maciel Ponczek, Roberto Leon |
author_role |
author |
author2 |
Ponczek, Roberto Leon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boeira, Luciana Maciel Ponczek, Roberto Leon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosófico Artistic representations Photography and cinema Philosophical realism |
topic |
Representações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosófico Artistic representations Photography and cinema Philosophical realism |
description |
This work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334 PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; V.7, N.13: may.2017 - oct.2017; 312-334 PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; V.7, N.13: mai.2017 - oct.2017; 312-334 2238-2046 1982-9507 reponame:Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
collection |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pós (Universidade Federal de Minas Gerais. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapos.ppga@gmail.com |
_version_ |
1797049081325944832 |