Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Guilherme Machado
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hennigen, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770
Resumo: A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da  produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.
id UFMG-13_14b940a8bef103519eea66e8d8df8c66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45770
network_acronym_str UFMG-13
network_name_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository_id_str
spelling Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoriaProdução SubjetivaConsumoJovensA partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da  produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770/37374http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Guilherme MachadoHennigen, Inês2023-12-15T15:38:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45770Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:54Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
title Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
spellingShingle Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
Paim, Guilherme Machado
Produção Subjetiva
Consumo
Jovens
title_short Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_full Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_fullStr Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_full_unstemmed Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
title_sort Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
author Paim, Guilherme Machado
author_facet Paim, Guilherme Machado
Hennigen, Inês
author_role author
author2 Hennigen, Inês
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Guilherme Machado
Hennigen, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Subjetiva
Consumo
Jovens
topic Produção Subjetiva
Consumo
Jovens
description A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da  produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770/37374
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia
1983-8220
reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
collection Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia
repository.name.fl_str_mv Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com
_version_ 1799711298375647232