Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770 |
Resumo: | A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria. |
id |
UFMG-13_14b940a8bef103519eea66e8d8df8c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45770 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoriaProdução SubjetivaConsumoJovensA partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770/37374http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Guilherme MachadoHennigen, Inês2023-12-15T15:38:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45770Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:54Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
title |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
spellingShingle |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria Paim, Guilherme Machado Produção Subjetiva Consumo Jovens |
title_short |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
title_full |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
title_fullStr |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
title_full_unstemmed |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
title_sort |
Ditos de jovens quanto ao (a)parecer: a produção da posição do sujeito-mercadoria |
author |
Paim, Guilherme Machado |
author_facet |
Paim, Guilherme Machado Hennigen, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Hennigen, Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Guilherme Machado Hennigen, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Subjetiva Consumo Jovens |
topic |
Produção Subjetiva Consumo Jovens |
description |
A partir de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida com jovens de quatorze a dezoito anos cursando o ensino médio em escolas públicas de Porto Alegre, que buscou a abertura de espaços de discussão por meio de rodas de conversa, pudemos conhecer aspectos da produção subjetiva dos jovens na atual sociedade de consumo. Neste artigo, analisamos – à luz da análise do discurso de perspectiva foucaultiana – elementos que surgiram no processo de pesquisa, tais como: o enunciado “consumir para (a)parecer bem” e a ideia de que quanto maior o consumo, mais se aproveita a vida. Nas discussões destacamos tensões que se colocam aos sujeitos atualmente, como a apontada por Zygmunt Bauman de que as pessoas se encontram imersas em processos e relações que as transformam em mercadorias dispostas ao mercado de consumo, produzindo assim a posição de um sujeito-mercadoria. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45770/37374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 14 n. 3 (2021): Edição 14(3) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298375647232 |