Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764 |
Resumo: | Habilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida. |
id |
UFMG-13_22fc05991d3ef3618e4eb4fb10c24d61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/45764 |
network_acronym_str |
UFMG-13 |
network_name_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativoshabilidades sociaisvalores de convivênciapré-escolaresliteratura infantilagentes educativosHabilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida.Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia1983-8220reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologiainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764/37368Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Juliana PintoLeite, Mariélli MarikoPereira Del Prette, Zilda AparecidaDias, Talita Pereira2023-12-15T15:38:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45764Revistahttp://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/indexPUBhttps://submission-pepsic.scielo.br/index.php/gerais/oaicontato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com1983-82201983-8220opendoar:2023-12-15T15:38:09Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
title |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
spellingShingle |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos dos Santos, Juliana Pinto habilidades sociais valores de convivência pré-escolares literatura infantil agentes educativos |
title_short |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
title_full |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
title_fullStr |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
title_full_unstemmed |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
title_sort |
Histórias infantis para promoção de habilidades sociais: indicações por agentes educativos |
author |
dos Santos, Juliana Pinto |
author_facet |
dos Santos, Juliana Pinto Leite, Mariélli Mariko Pereira Del Prette, Zilda Aparecida Dias, Talita Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Mariélli Mariko Pereira Del Prette, Zilda Aparecida Dias, Talita Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Juliana Pinto Leite, Mariélli Mariko Pereira Del Prette, Zilda Aparecida Dias, Talita Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
habilidades sociais valores de convivência pré-escolares literatura infantil agentes educativos |
topic |
habilidades sociais valores de convivência pré-escolares literatura infantil agentes educativos |
description |
Habilidades sociais e valores de convivência devem ser promovidos desde a primeira infância. Histórias infantis são recursos importantes para isso. Este estudo buscou: (1) identificar livros infantis que pais, professores, psicoterapeutas e pesquisadores mais utilizam com pré-escolares e as habilidades sociais e valores abordados nessas histórias; (2) Identificar diferenças e semelhanças entre os respondentes na escolha dos livros. Com base nas respostas a questionários elaborados especialmente para esta pesquisa, verificou-se a tendência de pais e professores por títulos clássicos e de psicoterapeutas e pesquisadores por livros sobre desenvolvimento interpessoal. Discute-se a relevância de disponibilizar maior diversidade de histórias infantis que, além do gosto pela leitura, promovam valores de convivência importantes para a vida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/view/45764/37368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia; v. 16 n. 1 (2023): Edição 16(1) da Gerais: Revista Interinstitucional em Psicologia 1983-8220 reponame:Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
collection |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Gerais Revista Interinstitucional de Psicologia - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato.editoriagerais@gmail.com||emersonrasera@gmail.com |
_version_ |
1799711298368307200 |