Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vianna, Dalessandro Soares, Meza, Edwin Benito Mitacc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Marketing & Tourism Review
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4334
Resumo: O segmento de óleo e gás executa suas etapas através de unidades marítimas de exploração, produção, armazenamento e suporte. Para que este processo ocorra, é imprescindível a presença, a bordo, do serviço de Hotelaria Marítima. Este serviço é prestado em plataformas ou navios e provê aos tripulantes das embarcações alimentação, higiene e conforto adequados à permanência desses a bordo por longos períodos de tempo. Devido ao rápido crescimento, a empresa objeto deste estudo tem declinado em algumas propostas de possíveis clientes por entender que está em fase de estruturação, tendo atingido o número máximo de contratos. Entretanto, notou-se que algumas propostas recebidas ofereceriam melhores resultados que alguns contratos já existentes, tendo em vista variáveis operacionais e de custo em etapas similares da operação entre cada cliente. O objetivo deste trabalho é apoiar a tomada de decisão gerencial e determinar, através do Método AHP, qual dos cinco contratos com resultados similares, porém com a menor margem de contribuição para a empresa, seria passível de substituição, levando-se em consideração critérios operacionais que impactam no resultado destes contratos. A validação dos dados se deu através da ferramenta Expert Choice®. O método AHP mostrou-se eficaz para auxiliar à tomada de decisão gerencial, trazendo agilidade e melhor embasamento para a decisão, através de análise em equipe, holística e inovadora para a estruturação hierárquica do problema estudado.
id UFMG-16_1514554edd52fd0944f9503cab9a9ed0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4334
network_acronym_str UFMG-16
network_name_str Marketing & Tourism Review
repository_id_str
spelling Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshoreTomada de decisão gerencialAHPAnálise multicritérioHotelaria OffshoreO segmento de óleo e gás executa suas etapas através de unidades marítimas de exploração, produção, armazenamento e suporte. Para que este processo ocorra, é imprescindível a presença, a bordo, do serviço de Hotelaria Marítima. Este serviço é prestado em plataformas ou navios e provê aos tripulantes das embarcações alimentação, higiene e conforto adequados à permanência desses a bordo por longos períodos de tempo. Devido ao rápido crescimento, a empresa objeto deste estudo tem declinado em algumas propostas de possíveis clientes por entender que está em fase de estruturação, tendo atingido o número máximo de contratos. Entretanto, notou-se que algumas propostas recebidas ofereceriam melhores resultados que alguns contratos já existentes, tendo em vista variáveis operacionais e de custo em etapas similares da operação entre cada cliente. O objetivo deste trabalho é apoiar a tomada de decisão gerencial e determinar, através do Método AHP, qual dos cinco contratos com resultados similares, porém com a menor margem de contribuição para a empresa, seria passível de substituição, levando-se em consideração critérios operacionais que impactam no resultado destes contratos. A validação dos dados se deu através da ferramenta Expert Choice®. O método AHP mostrou-se eficaz para auxiliar à tomada de decisão gerencial, trazendo agilidade e melhor embasamento para a decisão, através de análise em equipe, holística e inovadora para a estruturação hierárquica do problema estudado.Federal University of Minas Gerais2018-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/433410.29149/mtr.v3i2.4334Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 22525-81762525-817610.29149/mtr.v3i2reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4334/2754Copyright (c) 2018 Fernanda Silveira dos Anjos Bainha, Dalessandro Soares Vianna, Edwin Benito Mitacc Mezainfo:eu-repo/semantics/openAccessBainha, Fernanda Silveira dos AnjosVianna, Dalessandro SoaresMeza, Edwin Benito Mitacc2019-09-07T01:08:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4334Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:50Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
title Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
spellingShingle Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos
Tomada de decisão gerencial
AHP
Análise multicritério
Hotelaria Offshore
title_short Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
title_full Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
title_fullStr Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
title_full_unstemmed Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
title_sort Aplicação do Método AHP à Tomada de Decisão Gerencial: um estudo de caso em serviço de hotelaria offshore
author Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos
author_facet Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos
Vianna, Dalessandro Soares
Meza, Edwin Benito Mitacc
author_role author
author2 Vianna, Dalessandro Soares
Meza, Edwin Benito Mitacc
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bainha, Fernanda Silveira dos Anjos
Vianna, Dalessandro Soares
Meza, Edwin Benito Mitacc
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão gerencial
AHP
Análise multicritério
Hotelaria Offshore
topic Tomada de decisão gerencial
AHP
Análise multicritério
Hotelaria Offshore
description O segmento de óleo e gás executa suas etapas através de unidades marítimas de exploração, produção, armazenamento e suporte. Para que este processo ocorra, é imprescindível a presença, a bordo, do serviço de Hotelaria Marítima. Este serviço é prestado em plataformas ou navios e provê aos tripulantes das embarcações alimentação, higiene e conforto adequados à permanência desses a bordo por longos períodos de tempo. Devido ao rápido crescimento, a empresa objeto deste estudo tem declinado em algumas propostas de possíveis clientes por entender que está em fase de estruturação, tendo atingido o número máximo de contratos. Entretanto, notou-se que algumas propostas recebidas ofereceriam melhores resultados que alguns contratos já existentes, tendo em vista variáveis operacionais e de custo em etapas similares da operação entre cada cliente. O objetivo deste trabalho é apoiar a tomada de decisão gerencial e determinar, através do Método AHP, qual dos cinco contratos com resultados similares, porém com a menor margem de contribuição para a empresa, seria passível de substituição, levando-se em consideração critérios operacionais que impactam no resultado destes contratos. A validação dos dados se deu através da ferramenta Expert Choice®. O método AHP mostrou-se eficaz para auxiliar à tomada de decisão gerencial, trazendo agilidade e melhor embasamento para a decisão, através de análise em equipe, holística e inovadora para a estruturação hierárquica do problema estudado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4334
10.29149/mtr.v3i2.4334
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4334
identifier_str_mv 10.29149/mtr.v3i2.4334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4334/2754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2
Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 2 (2018): Edição V. 3 n. 2
2525-8176
2525-8176
10.29149/mtr.v3i2
reponame:Marketing & Tourism Review
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Marketing & Tourism Review
collection Marketing & Tourism Review
repository.name.fl_str_mv Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com
_version_ 1798321033457958912