Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Marketing & Tourism Review |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625 |
Resumo: | A formação em nível superior em turismo e hospitalidade é um fator de relevante influência sobre a competitividade de destinos turísticos? Para responder a este problema de pesquisa, este estudo de caso fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (dados quantitativos secundários). O objeto de estudo adotado foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O objetivo do trabalho foi verificar se a formação em nível superior em turismo e hospitalidade pode ser relacionada com a competitividade do setor de viagens e turismo. Os resultados apontaram que a distribuição territorial da instituição analisada é positiva e a produção técnica apresentada pelos pesquisadores vinculados mostra, ao menos em tese, aderência com a matriz econômica da região de entorno dos câmpus. Isso tende a auxiliar no processo de inserção profissional dos estudantes/egressos e a subsidiar a iniciativa privada na obtenção de vantagens competitivas, favorecendo a competitividade das regiões onde os câmpus estão inseridos. |
id |
UFMG-16_b0da57eb8214b7471247e468f3775004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4625 |
network_acronym_str |
UFMG-16 |
network_name_str |
Marketing & Tourism Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos?TurismoHospitalidadeCompetitividadeAdministração PúblicaGestão do ConhecimentoA formação em nível superior em turismo e hospitalidade é um fator de relevante influência sobre a competitividade de destinos turísticos? Para responder a este problema de pesquisa, este estudo de caso fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (dados quantitativos secundários). O objeto de estudo adotado foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O objetivo do trabalho foi verificar se a formação em nível superior em turismo e hospitalidade pode ser relacionada com a competitividade do setor de viagens e turismo. Os resultados apontaram que a distribuição territorial da instituição analisada é positiva e a produção técnica apresentada pelos pesquisadores vinculados mostra, ao menos em tese, aderência com a matriz econômica da região de entorno dos câmpus. Isso tende a auxiliar no processo de inserção profissional dos estudantes/egressos e a subsidiar a iniciativa privada na obtenção de vantagens competitivas, favorecendo a competitividade das regiões onde os câmpus estão inseridos.Federal University of Minas Gerais2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/462510.29149/mtr.v3i1.4625Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018)Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 1 (2018)2525-81762525-817610.29149/mtr.v3i1reponame:Marketing & Tourism Reviewinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625/pdf_1Copyright (c) 2018 Aristides Faria Lopes dos Santos, Elizabeth Kyoko Wadainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes dos Santos, Aristides FariaWada, Elizabeth Kyoko2019-09-07T01:08:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4625Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtrPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/oaimkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com2525-81762525-8176opendoar:2019-09-07T01:08:52Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
title |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
spellingShingle |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? Lopes dos Santos, Aristides Faria Turismo Hospitalidade Competitividade Administração Pública Gestão do Conhecimento |
title_short |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
title_full |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
title_fullStr |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
title_full_unstemmed |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
title_sort |
Formação superior em turismo e hospitalidade: um fator de competitividade de destinos turísticos? |
author |
Lopes dos Santos, Aristides Faria |
author_facet |
Lopes dos Santos, Aristides Faria Wada, Elizabeth Kyoko |
author_role |
author |
author2 |
Wada, Elizabeth Kyoko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes dos Santos, Aristides Faria Wada, Elizabeth Kyoko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Hospitalidade Competitividade Administração Pública Gestão do Conhecimento |
topic |
Turismo Hospitalidade Competitividade Administração Pública Gestão do Conhecimento |
description |
A formação em nível superior em turismo e hospitalidade é um fator de relevante influência sobre a competitividade de destinos turísticos? Para responder a este problema de pesquisa, este estudo de caso fundamentou-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (dados quantitativos secundários). O objeto de estudo adotado foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O objetivo do trabalho foi verificar se a formação em nível superior em turismo e hospitalidade pode ser relacionada com a competitividade do setor de viagens e turismo. Os resultados apontaram que a distribuição territorial da instituição analisada é positiva e a produção técnica apresentada pelos pesquisadores vinculados mostra, ao menos em tese, aderência com a matriz econômica da região de entorno dos câmpus. Isso tende a auxiliar no processo de inserção profissional dos estudantes/egressos e a subsidiar a iniciativa privada na obtenção de vantagens competitivas, favorecendo a competitividade das regiões onde os câmpus estão inseridos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625 10.29149/mtr.v3i1.4625 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625 |
identifier_str_mv |
10.29149/mtr.v3i1.4625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625/pdf https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/article/view/4625/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aristides Faria Lopes dos Santos, Elizabeth Kyoko Wada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Aristides Faria Lopes dos Santos, Elizabeth Kyoko Wada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review; v. 3 n. 1 (2018) Marketing & Tourism Review; Vol. 3 No. 1 (2018) 2525-8176 2525-8176 10.29149/mtr.v3i1 reponame:Marketing & Tourism Review instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Marketing & Tourism Review |
collection |
Marketing & Tourism Review |
repository.name.fl_str_mv |
Marketing & Tourism Review - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
mkt.tourism.review@gmail.com||mg.ufmg@gmail.com |
_version_ |
1798321033515630592 |