A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kappel, Lucas Borges
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2056
Resumo: A presença das marcas de produtos e serviços no cinema faz-se rotineira principalmente, porém não somente, nos filmes contemporâneos; poucos estudos acerca destas foram realizados no Brasil e os realizados no exterior não contemplavam os filmes campeões de bilheteria. Este artigo tem o objetivo, então, de estudar acerca da veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial; para tanto foi realizada observação e catalogação, com posterior discussão junto à literatura, acerca das marcas pertencentes aos 10 filmes que mais faturaram no mundo em toda a história do cinema, segundo o IMBD – The Internet Movie Database. Os principais resultados apontaram para a discrepância na observância de marcas nos filmes, uma vez que enquanto um deles apresentava mais de 40 marcas, outros sequer exibiam alguma.
id UFMG-19_0197122327d28fc0a60ad548adaed175
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2056
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundialProduct placementbilheteriamarcacinemafilmeA presença das marcas de produtos e serviços no cinema faz-se rotineira principalmente, porém não somente, nos filmes contemporâneos; poucos estudos acerca destas foram realizados no Brasil e os realizados no exterior não contemplavam os filmes campeões de bilheteria. Este artigo tem o objetivo, então, de estudar acerca da veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial; para tanto foi realizada observação e catalogação, com posterior discussão junto à literatura, acerca das marcas pertencentes aos 10 filmes que mais faturaram no mundo em toda a história do cinema, segundo o IMBD – The Internet Movie Database. Os principais resultados apontaram para a discrepância na observância de marcas nos filmes, uma vez que enquanto um deles apresentava mais de 40 marcas, outros sequer exibiam alguma.CEPEAD/FACE - UFMG2016-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/205610.21171/ges.v10i25.2056Management & Society Electronic Journal; Vol. 10 No. 25 (2016): Janeiro/Abril; 1181-1210Gestão e Sociedade; v. 10 n. 25 (2016): Janeiro/Abril; 1181-12101980-575610.21171/ges.v10i25reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2056/1154Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessKappel, Lucas BorgesPaula, Verônica Angélica Freitas de2016-12-28T16:13:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2056Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:13:03Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
title A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
spellingShingle A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
Kappel, Lucas Borges
Product placement
bilheteria
marca
cinema
filme
title_short A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
title_full A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
title_fullStr A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
title_full_unstemmed A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
title_sort A veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial
author Kappel, Lucas Borges
author_facet Kappel, Lucas Borges
Paula, Verônica Angélica Freitas de
author_role author
author2 Paula, Verônica Angélica Freitas de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kappel, Lucas Borges
Paula, Verônica Angélica Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Product placement
bilheteria
marca
cinema
filme
topic Product placement
bilheteria
marca
cinema
filme
description A presença das marcas de produtos e serviços no cinema faz-se rotineira principalmente, porém não somente, nos filmes contemporâneos; poucos estudos acerca destas foram realizados no Brasil e os realizados no exterior não contemplavam os filmes campeões de bilheteria. Este artigo tem o objetivo, então, de estudar acerca da veiculação das marcas nos filmes campeões de bilheteria da história mundial; para tanto foi realizada observação e catalogação, com posterior discussão junto à literatura, acerca das marcas pertencentes aos 10 filmes que mais faturaram no mundo em toda a história do cinema, segundo o IMBD – The Internet Movie Database. Os principais resultados apontaram para a discrepância na observância de marcas nos filmes, uma vez que enquanto um deles apresentava mais de 40 marcas, outros sequer exibiam alguma.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2056
10.21171/ges.v10i25.2056
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2056
identifier_str_mv 10.21171/ges.v10i25.2056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/2056/1154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 10 No. 25 (2016): Janeiro/Abril; 1181-1210
Gestão e Sociedade; v. 10 n. 25 (2016): Janeiro/Abril; 1181-1210
1980-5756
10.21171/ges.v10i25
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067419457421312