Técnicas de merchandising no cinema nacional : estudo sobre os cinco filmes brasileiros de maior bilheteria dos últimos dois anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bugança, Karine
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135448
Resumo: Este trabalho realiza um estudo de caso dos cinco filmes brasileiros de maior bilheteria entre os anos de 2013 e 2015, com o objetivo de analisar como os anunciantes estão utilizando este meio para promover sua marca ou produto. Explora a ocorrência das inserções publicitárias na configuração atual do cinema brasileiro e verifica qual a estratégia mais utilizada pelos anunciantes. É realizado um resgate histórico do cinema brasileiro, bem como a publicidade no cinema com enfoque nas ações publicitárias nos filmes nacionais. Para dar conta dessa análise, desenvolveuse uma definição conceitual das técnicas de m erchandising , advertainment e p roduct placement . Concluise que o cinema ainda é um grande alvo dos anunciantes, e por mais que essas produções cinematográficas sejam do mesmo gênero, o humor, as marcas/produtos praticamente não se repetem. O segmento automotivo é o mais presente nas narrativas ficcionais e a técnica p roduct placement é a mais utilizada pelos anunciantes para expor sua marca/produto.
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