A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Frota, Gleildes dos Santos Lima, Queiroz, Waleska Vasconcelos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236
Resumo: O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.
id UFMG-19_240ba159a9efeb85549a68f9494f8964
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236
network_acronym_str UFMG-19
network_name_str Gestão e sociedade
repository_id_str
spelling A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODAO cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.CEPEAD/FACE - UFMG2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/123610.21171/ges.v4i9.1236Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735Gestão e Sociedade; v. 4 n. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-7351980-575610.21171/ges.v4i9reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236/858Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessIpiranga, Ana Sílvia RochaFrota, Gleildes dos Santos LimaQueiroz, Waleska Vasconcelos2016-12-28T16:12:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:29Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
title A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
spellingShingle A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
title_short A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
title_full A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
title_fullStr A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
title_full_unstemmed A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
title_sort A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
author Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
author_facet Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
Frota, Gleildes dos Santos Lima
Queiroz, Waleska Vasconcelos
author_role author
author2 Frota, Gleildes dos Santos Lima
Queiroz, Waleska Vasconcelos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ipiranga, Ana Sílvia Rocha
Frota, Gleildes dos Santos Lima
Queiroz, Waleska Vasconcelos
description O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236
10.21171/ges.v4i9.1236
url https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236
identifier_str_mv 10.21171/ges.v4i9.1236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236/858
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
publisher.none.fl_str_mv CEPEAD/FACE - UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735
Gestão e Sociedade; v. 4 n. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735
1980-5756
10.21171/ges.v4i9
reponame:Gestão e sociedade
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Gestão e sociedade
collection Gestão e sociedade
repository.name.fl_str_mv Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||
_version_ 1797067418967736320