A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236 |
Resumo: | O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto. |
id |
UFMG-19_240ba159a9efeb85549a68f9494f8964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODAO cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.CEPEAD/FACE - UFMG2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/123610.21171/ges.v4i9.1236Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735Gestão e Sociedade; v. 4 n. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-7351980-575610.21171/ges.v4i9reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236/858Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessIpiranga, Ana Sílvia RochaFrota, Gleildes dos Santos LimaQueiroz, Waleska Vasconcelos2016-12-28T16:12:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:29Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
title |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
spellingShingle |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA Ipiranga, Ana Sílvia Rocha |
title_short |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
title_full |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
title_fullStr |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
title_sort |
A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA |
author |
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha |
author_facet |
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha Frota, Gleildes dos Santos Lima Queiroz, Waleska Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Frota, Gleildes dos Santos Lima Queiroz, Waleska Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ipiranga, Ana Sílvia Rocha Frota, Gleildes dos Santos Lima Queiroz, Waleska Vasconcelos |
description |
O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236 10.21171/ges.v4i9.1236 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v4i9.1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1236/858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735 Gestão e Sociedade; v. 4 n. 9 (2010): setembro/dezembro; 709-735 1980-5756 10.21171/ges.v4i9 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067418967736320 |