EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352
Resumo: A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... 
id UFMG-23_31ec6b1d58d435d87c4e71869daa8721
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9352
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experienceEducação IntegralJovens-adolescentesPrograma Escola Integrada370.05A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... Universidade Federal de Minas Gerais2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 199-2002238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352/6691Ramalho, Bárbara Bruna Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9352Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:24Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
title EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
spellingShingle EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
Educação Integral
Jovens-adolescentes
Programa Escola Integrada
370.05
title_short EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
title_full EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
title_fullStr EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
title_sort EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
author Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
author_facet Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Bárbara Bruna Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral
Jovens-adolescentes
Programa Escola Integrada
370.05
topic Educação Integral
Jovens-adolescentes
Programa Escola Integrada
370.05
description A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352/6691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 199-200
Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 199-200
Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 199-200
Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 199-200
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513420935168