EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352 |
Resumo: | A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... |
id |
UFMG-23_31ec6b1d58d435d87c4e71869daa8721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9352 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experienceEducação IntegralJovens-adolescentesPrograma Escola Integrada370.05A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... Universidade Federal de Minas Gerais2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científicaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 199-200Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 199-2002238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352/6691Ramalho, Bárbara Bruna Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9352Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:24Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
title |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience Ramalho, Bárbara Bruna Moreira Educação Integral Jovens-adolescentes Programa Escola Integrada 370.05 |
title_short |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
title_full |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E JOVENS-ADOLESCENTES: TESSITURAS E ALCANCES DA EXPERIÊNCIA / Integral Education and youth: dinamics and influencies of the experience |
author |
Ramalho, Bárbara Bruna Moreira |
author_facet |
Ramalho, Bárbara Bruna Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Bárbara Bruna Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral Jovens-adolescentes Programa Escola Integrada 370.05 |
topic |
Educação Integral Jovens-adolescentes Programa Escola Integrada 370.05 |
description |
A partir do final do século XX e do início do século XXI, observa-se a emergência de políticas públicas em torno da Educação Integral, no Brasil. Verifica-se, entretanto, de acordo com diversos estudos, a inexistência de um consenso quanto às matrizes conceituais e aos formatos adotados nas diversas experiências de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas em curso no país. Essa diversidade de formatos suscita o interesse em investigar as possíveis influências exercidas por essas atividades sobre as vivências sociais e escolares dos sujeitos delas egressos. Nessa perspectiva, no presente trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. A opção pela abordagem do PEI justifica-se por aspectos diversos... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Científica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9352/6691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 23 No. 3 (2014); 199-200 Trabalho & Educação; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 199-200 Trabalho & Educação; Vol. 23 No 3 (2014); 199-200 Trabalho & Educação; v. 23 n. 3 (2014); 199-200 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513420935168 |