AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thatianne Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522
Resumo: This abstract presents partial data of a Master’s Degree research, those derive from analysis of questionnaires and interviews done with supervisors - basic education’s teachers - Biological Sciences and Chemistry PIBID participants of a superior Federal Educational Institution of Minas Gerais state. One of the Research’s objective is to describe and analyse the supervisor’s participation on the formation process of the scholarship graduate student initiated on teaching. The theoretic referential that formed the basis of our study has firmed on studies about the professional practice as main source of learning, as well about the essential interaction and support of the school teacher during the teaching initiation period. The results points that, by the realization of different activities inside school, the supervisors follows, guides and teaches the graduate students many questions of teaching practice. Furthermore, our data reveal the necessity of greater investments on formation actions that imply a greater reflection of the scholarship graduate student on his teaching initiation process. ___Este estudo apresenta dados parciais de uma pesquisa de mestrado, os quais são derivados da análise de questionários e entrevistas realizados com supervisores – professor da educação básica – participantes do PIBID de Ciências Biológicas e Química de uma instituição federal de ensino superior do estado de Minas Gerais. Um dos objetivos da pesquisa consistiu em descrever e analisar a participação dos supervisores no processo de formação dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência. O referencial teórico que fundamentou o nosso estudo ancorou-se em estudos sobre a prática profissional como fonte básica de aprendizagem, bem como sobre a interação e o apoio do professor da escola como essenciais no período de iniciação à docência. Os resultados apontam que, por meio da realização de diferentes atividades no âmbito da escola, os supervisores acompanham, orientam e ensinam os licenciandos diversas questões ligadas a situações práticas de ensino. Ademais, os nossos dados revelam a necessidade de um maior investimento em ações de formação que impliquem maior reflexão dos licenciandos bolsistas no seu processo de inserção à docência.  
id UFMG-23_6006a3cb4d3b7d75a4acc2478a308c34
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9522
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBIDFormação inicial de professoresPIBIDAções de formaçãoInitial teachers formationFormation actions370.05This abstract presents partial data of a Master’s Degree research, those derive from analysis of questionnaires and interviews done with supervisors - basic education’s teachers - Biological Sciences and Chemistry PIBID participants of a superior Federal Educational Institution of Minas Gerais state. One of the Research’s objective is to describe and analyse the supervisor’s participation on the formation process of the scholarship graduate student initiated on teaching. The theoretic referential that formed the basis of our study has firmed on studies about the professional practice as main source of learning, as well about the essential interaction and support of the school teacher during the teaching initiation period. The results points that, by the realization of different activities inside school, the supervisors follows, guides and teaches the graduate students many questions of teaching practice. Furthermore, our data reveal the necessity of greater investments on formation actions that imply a greater reflection of the scholarship graduate student on his teaching initiation process. ___Este estudo apresenta dados parciais de uma pesquisa de mestrado, os quais são derivados da análise de questionários e entrevistas realizados com supervisores – professor da educação básica – participantes do PIBID de Ciências Biológicas e Química de uma instituição federal de ensino superior do estado de Minas Gerais. Um dos objetivos da pesquisa consistiu em descrever e analisar a participação dos supervisores no processo de formação dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência. O referencial teórico que fundamentou o nosso estudo ancorou-se em estudos sobre a prática profissional como fonte básica de aprendizagem, bem como sobre a interação e o apoio do professor da escola como essenciais no período de iniciação à docência. Os resultados apontam que, por meio da realização de diferentes atividades no âmbito da escola, os supervisores acompanham, orientam e ensinam os licenciandos diversas questões ligadas a situações práticas de ensino. Ademais, os nossos dados revelam a necessidade de um maior investimento em ações de formação que impliquem maior reflexão dos licenciandos bolsistas no seu processo de inserção à docência.  Universidade Federal de Minas Gerais2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-602238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/6791https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/9622https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/9623Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thatianne FerreiraBraúna, Rita de Cássia de Alcântara2019-02-01T19:52:47Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9522Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:47Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
title AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
spellingShingle AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
Silva, Thatianne Ferreira
Formação inicial de professores
PIBID
Ações de formação
Initial teachers formation
Formation actions
370.05
title_short AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
title_full AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
title_fullStr AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
title_full_unstemmed AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
title_sort AÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUA COMO SUPERVISOR NO ÂMBITO DO PIBID | Formation actions of the basic education teacher that acts as Supervisor on the ambit of PIBID
author Silva, Thatianne Ferreira
author_facet Silva, Thatianne Ferreira
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
author_role author
author2 Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thatianne Ferreira
Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
PIBID
Ações de formação
Initial teachers formation
Formation actions
370.05
topic Formação inicial de professores
PIBID
Ações de formação
Initial teachers formation
Formation actions
370.05
description This abstract presents partial data of a Master’s Degree research, those derive from analysis of questionnaires and interviews done with supervisors - basic education’s teachers - Biological Sciences and Chemistry PIBID participants of a superior Federal Educational Institution of Minas Gerais state. One of the Research’s objective is to describe and analyse the supervisor’s participation on the formation process of the scholarship graduate student initiated on teaching. The theoretic referential that formed the basis of our study has firmed on studies about the professional practice as main source of learning, as well about the essential interaction and support of the school teacher during the teaching initiation period. The results points that, by the realization of different activities inside school, the supervisors follows, guides and teaches the graduate students many questions of teaching practice. Furthermore, our data reveal the necessity of greater investments on formation actions that imply a greater reflection of the scholarship graduate student on his teaching initiation process. ___Este estudo apresenta dados parciais de uma pesquisa de mestrado, os quais são derivados da análise de questionários e entrevistas realizados com supervisores – professor da educação básica – participantes do PIBID de Ciências Biológicas e Química de uma instituição federal de ensino superior do estado de Minas Gerais. Um dos objetivos da pesquisa consistiu em descrever e analisar a participação dos supervisores no processo de formação dos licenciandos bolsistas de iniciação à docência. O referencial teórico que fundamentou o nosso estudo ancorou-se em estudos sobre a prática profissional como fonte básica de aprendizagem, bem como sobre a interação e o apoio do professor da escola como essenciais no período de iniciação à docência. Os resultados apontam que, por meio da realização de diferentes atividades no âmbito da escola, os supervisores acompanham, orientam e ensinam os licenciandos diversas questões ligadas a situações práticas de ensino. Ademais, os nossos dados revelam a necessidade de um maior investimento em ações de formação que impliquem maior reflexão dos licenciandos bolsistas no seu processo de inserção à docência.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/6791
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/9622
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9522/9623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 26 No. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60
Trabalho & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60
Trabalho & Educação; Vol. 26 No 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60
Trabalho & Educação; v. 26 n. 1 (2017): DOSSIÊ TRABALHO E EDUCAÇÃO ENCARCERADOS; 41-60
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513945223168