O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo indicar os significados acerca do trabalho encontrados no cotidiano de escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e resulta de pesquisa cujo objeto tomado como referência de estudo constituiu-se nas relações entre educação, lazer e trabalho identificadas no interior dessas escolas. Toma-se como princípio de pesquisa a dialética materialista, considerando um processo segundo a qual se leva em conta a totalidade investigada a partir de um processo de concretização pelo qual se identificam as contradições encontradas num movimento recíproco recíproco, de correlações em espiral, por meio do qual se busca apreender a realidade pesquisada. No percurso metodológico cumprido, cujo foco foram as relações que os sujeitos estabelecem nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas e/ou próximas ao lazer e inseridas nos processos educacionais/formativos das escolas de EPT, revelaram-se os modos de entender e de viver o trabalho pelos sujeitos das práticas e dos processos educacionais de duas escolas: o Coltec (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) e os Campi I e II do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Os procedimentos metodológicos utilizados podem ser descritos em dois movimentos de pesquisa interligados e integrados: pesquisa bibliográfica e documental, levando em conta a análise da produção acadêmica relacionada à problemática proposta; e pesquisa de campo, propriamente dita, por meio de observação direta do ambiente escolar e de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. Do ponto de vista dos alunos, pode-se dizer que o trabalho é algo que eles projetam para um futuro próximo, algo que o trabalho escolar que realizam poderá potencializar em termos da formação que recebem na escola e do que está em pauta nessa formação; identificamos que os espaços e os tempos escolares quase reproduzem os espaços e os tempos da dinâmica de um possível posto de trabalho. Para os professores, ressalta-se o entendimento do trabalho como algo complexo, algo que nos constitui, uma contribuição qualquer que implica a contrapartida do salário, o que, no fim das contas, remete ao entendimento de trabalho produtivo, abrindo-se espaço para as tensões em relação ao debate sobre a abordagem do trabalho em educação. |
id |
UFMG-23_942caf3d86e40d2cc40234bff11746ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9413 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schoolsTrabalhoEducação profissional e tecnológicaEPT370.05Este artigo tem como objetivo indicar os significados acerca do trabalho encontrados no cotidiano de escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e resulta de pesquisa cujo objeto tomado como referência de estudo constituiu-se nas relações entre educação, lazer e trabalho identificadas no interior dessas escolas. Toma-se como princípio de pesquisa a dialética materialista, considerando um processo segundo a qual se leva em conta a totalidade investigada a partir de um processo de concretização pelo qual se identificam as contradições encontradas num movimento recíproco recíproco, de correlações em espiral, por meio do qual se busca apreender a realidade pesquisada. No percurso metodológico cumprido, cujo foco foram as relações que os sujeitos estabelecem nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas e/ou próximas ao lazer e inseridas nos processos educacionais/formativos das escolas de EPT, revelaram-se os modos de entender e de viver o trabalho pelos sujeitos das práticas e dos processos educacionais de duas escolas: o Coltec (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) e os Campi I e II do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Os procedimentos metodológicos utilizados podem ser descritos em dois movimentos de pesquisa interligados e integrados: pesquisa bibliográfica e documental, levando em conta a análise da produção acadêmica relacionada à problemática proposta; e pesquisa de campo, propriamente dita, por meio de observação direta do ambiente escolar e de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. Do ponto de vista dos alunos, pode-se dizer que o trabalho é algo que eles projetam para um futuro próximo, algo que o trabalho escolar que realizam poderá potencializar em termos da formação que recebem na escola e do que está em pauta nessa formação; identificamos que os espaços e os tempos escolares quase reproduzem os espaços e os tempos da dinâmica de um possível posto de trabalho. Para os professores, ressalta-se o entendimento do trabalho como algo complexo, algo que nos constitui, uma contribuição qualquer que implica a contrapartida do salário, o que, no fim das contas, remete ao entendimento de trabalho produtivo, abrindo-se espaço para as tensões em relação ao debate sobre a abordagem do trabalho em educação.Universidade Federal de Minas Gerais2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-1092238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413/6707Copyright (c) 2015 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Ailton VitorAranha, Antônia Vitória Soares2019-02-01T19:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9413Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:30Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
title |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
spellingShingle |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools Guimarães, Ailton Vitor Trabalho Educação profissional e tecnológica EPT 370.05 |
title_short |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
title_full |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
title_fullStr |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
title_sort |
O TRABALHO NAS ESCOLAS DE EPT / The work in the Vocacional and Technological Education schools |
author |
Guimarães, Ailton Vitor |
author_facet |
Guimarães, Ailton Vitor Aranha, Antônia Vitória Soares |
author_role |
author |
author2 |
Aranha, Antônia Vitória Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ailton Vitor Aranha, Antônia Vitória Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Educação profissional e tecnológica EPT 370.05 |
topic |
Trabalho Educação profissional e tecnológica EPT 370.05 |
description |
Este artigo tem como objetivo indicar os significados acerca do trabalho encontrados no cotidiano de escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e resulta de pesquisa cujo objeto tomado como referência de estudo constituiu-se nas relações entre educação, lazer e trabalho identificadas no interior dessas escolas. Toma-se como princípio de pesquisa a dialética materialista, considerando um processo segundo a qual se leva em conta a totalidade investigada a partir de um processo de concretização pelo qual se identificam as contradições encontradas num movimento recíproco recíproco, de correlações em espiral, por meio do qual se busca apreender a realidade pesquisada. No percurso metodológico cumprido, cujo foco foram as relações que os sujeitos estabelecem nas atividades e nas manifestações culturais relacionadas e/ou próximas ao lazer e inseridas nos processos educacionais/formativos das escolas de EPT, revelaram-se os modos de entender e de viver o trabalho pelos sujeitos das práticas e dos processos educacionais de duas escolas: o Coltec (Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais) e os Campi I e II do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Os procedimentos metodológicos utilizados podem ser descritos em dois movimentos de pesquisa interligados e integrados: pesquisa bibliográfica e documental, levando em conta a análise da produção acadêmica relacionada à problemática proposta; e pesquisa de campo, propriamente dita, por meio de observação direta do ambiente escolar e de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. Do ponto de vista dos alunos, pode-se dizer que o trabalho é algo que eles projetam para um futuro próximo, algo que o trabalho escolar que realizam poderá potencializar em termos da formação que recebem na escola e do que está em pauta nessa formação; identificamos que os espaços e os tempos escolares quase reproduzem os espaços e os tempos da dinâmica de um possível posto de trabalho. Para os professores, ressalta-se o entendimento do trabalho como algo complexo, algo que nos constitui, uma contribuição qualquer que implica a contrapartida do salário, o que, no fim das contas, remete ao entendimento de trabalho produtivo, abrindo-se espaço para as tensões em relação ao debate sobre a abordagem do trabalho em educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9413/6707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Trabalho & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109 Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109 Trabalho & Educação; Vol. 24 No 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109 Trabalho & Educação; v. 24 n. 1 (2015): DOSSIÊ ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E FORMAÇÃO HUMANA; 85-109 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220513442955264 |