FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457
Resumo: O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil.
id UFMG-23_a962ade57cefe15eb1e18c6ddfe71a87
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9457
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledgeFormação de professoresSaberesTrabalho docente | Teacher educationTeachers’ work and knowledge370.05O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil.Universidade Federal de Minas Gerais2016-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 143-152Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 143-1522238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457/6750Copyright (c) 2016 Trabalho & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz-Pereira, Júlio Emílio2019-02-01T19:52:36Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9457Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:36Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Formação de professores
Saberes
Trabalho docente | Teacher education
Teachers’ work and knowledge
370.05
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO E SABERES DOCENTES | Training of teachers, work and teaching knowledge
author Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_facet Diniz-Pereira, Júlio Emílio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz-Pereira, Júlio Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes
Trabalho docente | Teacher education
Teachers’ work and knowledge
370.05
topic Formação de professores
Saberes
Trabalho docente | Teacher education
Teachers’ work and knowledge
370.05
description O objetivo deste texto é discutir, em linhas gerais, algumas facetas das relações entre formação de professores, trabalho e saberes docentes e suas repercussões nas instituições escolares brasileiras. Mais especificamente, este texto analisa a condição (do trabalho) docente e a condição de (ser) docente no Brasil e suas repercussões naquilo que acontece efetivamente nas salas de aula em nosso País. ___The goal of this paper is to discuss some facets of the relationships between teacher education and teachers’ work and knowledge and their repercussions upon the Brazilian schools. More specifically, this paper analyzes the teachers’ work conditions and their identities and the implications upon what really happens in the classrooms in Brazil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9457/6750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Trabalho & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 24 No. 3 (2015); 143-152
Trabalho & Educação; Vol. 24 Núm. 3 (2015); 143-152
Trabalho & Educação; Vol. 24 No 3 (2015); 143-152
Trabalho & Educação; v. 24 n. 3 (2015); 143-152
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513541521408