Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Docência do Ensino Superior (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995
Resumo: Este trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento.
id UFMG-24_6ea23ffef26abe04c8913fbce108395f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/1995
network_acronym_str UFMG-24
network_name_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository_id_str
spelling Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMGGrupo de trabalhoTécnica de dinâmica de grupoTécnica de ensinoEste trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento.Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/199510.35699/2237-5864.2013.1995Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30Revista Docência do Ensino Superior; v. 3 (2013); 21-302237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995/1335Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria de Lourdes2020-05-19T18:09:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/1995Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2020-05-19T18:09:10Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
title Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
spellingShingle Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
Coelho, Maria de Lourdes
Grupo de trabalho
Técnica de dinâmica de grupo
Técnica de ensino
title_short Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
title_full Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
title_fullStr Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
title_full_unstemmed Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
title_sort Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
author Coelho, Maria de Lourdes
author_facet Coelho, Maria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Grupo de trabalho
Técnica de dinâmica de grupo
Técnica de ensino
topic Grupo de trabalho
Técnica de dinâmica de grupo
Técnica de ensino
description Este trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995
10.35699/2237-5864.2013.1995
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995
identifier_str_mv 10.35699/2237-5864.2013.1995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995/1335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30
Revista Docência do Ensino Superior; v. 3 (2013); 21-30
2237-5864
2358-6338
reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Docência do Ensino Superior (Online)
collection Revista Docência do Ensino Superior (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||
_version_ 1797174636868272128