Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento. |
id |
UFMG-24_6ea23ffef26abe04c8913fbce108395f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/1995 |
network_acronym_str |
UFMG-24 |
network_name_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMGGrupo de trabalhoTécnica de dinâmica de grupoTécnica de ensinoEste trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento.Universidade Federal de Minas Gerais2013-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/199510.35699/2237-5864.2013.1995Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30Revista Docência do Ensino Superior; v. 3 (2013); 21-302237-58642358-6338reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995/1335Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria de Lourdes2020-05-19T18:09:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/1995Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/oairevistadocenciaensinosuperior@ufmg.br||2237-58642237-5864opendoar:2020-05-19T18:09:10Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
title |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
spellingShingle |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG Coelho, Maria de Lourdes Grupo de trabalho Técnica de dinâmica de grupo Técnica de ensino |
title_short |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
title_full |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
title_fullStr |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
title_full_unstemmed |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
title_sort |
Grupos de trabalho para uma aprendizagem colaborativa aplicados no Percurso Formativo do GIZ/PROGRAD/UFMG |
author |
Coelho, Maria de Lourdes |
author_facet |
Coelho, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo de trabalho Técnica de dinâmica de grupo Técnica de ensino |
topic |
Grupo de trabalho Técnica de dinâmica de grupo Técnica de ensino |
description |
Este trabalho apresenta o relato e a análise do desenvolvimento de Grupos de Trabalho (GTs), durante o Percurso Formativo, que consiste em um programa de formação continuada oferecido aos docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovido pelo GIZ (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os GTs foram umas das atividades formativas oferecidas na modalidade semipresencial. No desenrolar do presente artigo, descrevemos as atividades desenvolvidas presencialmente nos GTs de avaliação educacional, planejamento de ensino, metodologia de ensino e de tecnologias. Foram descritas as técnicas de dinâmicas de grupo e de ensino aplicadas nos encontros presenciais dirigidos pelos integrantes da equipe de formação do GIZ, bem como o resultado observado e descrito nos registros das avaliações dos participantes. Por fim, apresentamos algumas considerações sobre a utilização das referidas técnicas na socialização, integração e troca de experiências entre os professores de diferentes áreas do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995 10.35699/2237-5864.2013.1995 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995 |
identifier_str_mv |
10.35699/2237-5864.2013.1995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1995/1335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Maria de Lourdes Coelho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30 Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 3 (2013); 21-30 Revista Docência do Ensino Superior; v. 3 (2013); 21-30 2237-5864 2358-6338 reponame:Revista Docência do Ensino Superior (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
collection |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Docência do Ensino Superior (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br|| |
_version_ |
1797174636868272128 |