Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232 |
Resumo: | Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD. |
id |
UFMG-2_71093992a403a5e38ee3a95a4cafa591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/36232 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distânciaCompetência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação.CIApresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 3 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 3 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 3 (2021)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232/28363CICopyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela Tamião de Souza, Jéssica de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane2021-09-21T23:28:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/36232Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-09-21T23:28:01Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
title |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
spellingShingle |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância Gabriela Tamião de Souza, Jéssica Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação. CI |
title_short |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
title_full |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
title_fullStr |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
title_full_unstemmed |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
title_sort |
Competência em Informação no contexto EAD: reflexões sobre as práticas profissionais do tutor a distância |
author |
Gabriela Tamião de Souza, Jéssica |
author_facet |
Gabriela Tamião de Souza, Jéssica de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane |
author_role |
author |
author2 |
de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriela Tamião de Souza, Jéssica de Fátima Beckman Cavalcante, Luciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação. CI |
topic |
Competência em Informação; Educação a Distância; Tecnologia da Informação; Comunicação. CI |
description |
Apresenta resultado de pesquisa, que objetivou analisar a Competência em Informação no contexto da Educação a Distância (EAD), por meio da prática profissional de tutores a distância. Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação, os sete pilares de Bruce (1999) e sugere um quadro que inter-relaciona as temáticas. Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná. Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais. Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão. Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/36232/28363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
CI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 3 (2021) Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 3 (2021) Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 3 (2021) 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711086647181312 |