Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Nova Economia (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670 |
Resumo: | O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos. |
id |
UFMG-4_e23e914f4815ff82a045c2b12e4d3690 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670 |
network_acronym_str |
UFMG-4 |
network_name_str |
Nova Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interaçõesinteração universidade-empresaproximidade geográficagrupos de pesquisa do CNPq.O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670Nova Economia; Vol. 27 No. 1 (2017)Nova Economia; v. 27 n. 1 (2017)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670/1948Copyright (c) 2017 Nova Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaliari, ThiagoRapini, Márcia Siqueira2020-10-04T22:27:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-10-04T22:27:52Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
title |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
spellingShingle |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações Caliari, Thiago interação universidade-empresa proximidade geográfica grupos de pesquisa do CNPq. |
title_short |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
title_full |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
title_fullStr |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
title_full_unstemmed |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
title_sort |
Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações |
author |
Caliari, Thiago |
author_facet |
Caliari, Thiago Rapini, Márcia Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Rapini, Márcia Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caliari, Thiago Rapini, Márcia Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interação universidade-empresa proximidade geográfica grupos de pesquisa do CNPq. |
topic |
interação universidade-empresa proximidade geográfica grupos de pesquisa do CNPq. |
description |
O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670 |
url |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670/1948 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nova Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nova Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Econômicas da UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Nova Economia; Vol. 27 No. 1 (2017) Nova Economia; v. 27 n. 1 (2017) 1980-5381 0103-6351 reponame:Nova Economia (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Nova Economia (Online) |
collection |
Nova Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ne@face.ufmg.br |
_version_ |
1799711059223773184 |