Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Andrea Haddad
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: abdian, graziela zambão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097
Resumo: Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar.   
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