Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097 |
Resumo: | Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar. |
id |
UFMG-5_2b6902f1deae3728034de4c3f95ae0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21097 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas.Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097/16984Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Andrea Haddadabdian, graziela zambão2023-05-29T14:40:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21097Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:34Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
title |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
spellingShingle |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. Barbosa, Andrea Haddad |
title_short |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
title_full |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
title_fullStr |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
title_sort |
Gestão escolar e formação do Pedagogo: relações e implicações a partir da análise de Projetos Político-Pedagógicos de universidades públicas. |
author |
Barbosa, Andrea Haddad |
author_facet |
Barbosa, Andrea Haddad abdian, graziela zambão |
author_role |
author |
author2 |
abdian, graziela zambão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Andrea Haddad abdian, graziela zambão |
description |
Aliteratura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira,a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhorqualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerandotal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestãoescolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? O estudotrabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematizaçãobibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementoscontidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidadespúblicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horáriadestinada aos conhecimentos de Administração escolar e uma diversidade deconteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência dasDiretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dosconhecimentos em Administração escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21097/16984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120862216192 |