Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Mónica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ponte, João Pedro da, Velez, Isabel, Costa, Estela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160
Resumo: O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.
id UFMG-5_2c3548b412f584e63cc545efb11c02a0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21160
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aulaFormação de ProfessoresO estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160/17066https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160/17067Copyright (c) 2014 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista, MónicaPonte, João Pedro daVelez, IsabelCosta, Estela2023-05-29T15:53:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21160Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:53:45Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
title Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
spellingShingle Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
Baptista, Mónica
Formação de Professores
title_short Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
title_full Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
title_fullStr Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
title_full_unstemmed Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
title_sort Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula
author Baptista, Mónica
author_facet Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
Costa, Estela
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
Costa, Estela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
Costa, Estela
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
topic Formação de Professores
description O estudo de aula leva os professores arefletirem, através de um trabalho eminentemente colaborativo, sobre a suaprática profissional. Neste artigo, analisamos as possibilidades formativas dosestudos de aula no que se refere às aprendizagens profissionais dos professoresrelativas à prática letiva, comenfoque na seleção de tarefas e na análise do raciocínio dos alunos, bem como àsua visão da colaboração e reflexão profissional. Para isso, seguiu-se umametodologia qualitativa e interpretativa, tendo por base a observaçãoparticipante. O estudo de aula que apresentamos decorreu num Agrupamentode Escolas, situado numa zona rural, e envolveu cinco professoras dos primeirosanos e uma equipa do Instituto de Educação. Os resultados reforçam a ideia queos estudos de aula podem proporcionar aos professores um olhar mais atentosobre a natureza das tarefas a propor em sala de aula e levá-los a valorizarmais os processos de raciocínio dos seus alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160/17066
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21160/17067
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 4 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121306812416