O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Lourdes Rocha de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539
Resumo: In this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the author’s hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers.
id UFMG-5_422f1fdce3ab3f6d60bca669536fb334
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42539
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docenteFormação de Professores de Ensino SuperiorMetodologia Didática do Ensino SuperiorEnsino SuperiorCátedraDisciplina de Curso de Pós-GraduaçãoSurgimento da DisciplinaIn this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the author’s hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers.Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 101982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539/32382Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria de Lourdes Rocha de2023-05-29T13:42:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42539Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
title O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
spellingShingle O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
Lima, Maria de Lourdes Rocha de
Formação de Professores de Ensino Superior
Metodologia Didática do Ensino Superior
Ensino Superior
Cátedra
Disciplina de Curso de Pós-Graduação
Surgimento da Disciplina
title_short O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
title_full O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
title_fullStr O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
title_full_unstemmed O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
title_sort O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
author Lima, Maria de Lourdes Rocha de
author_facet Lima, Maria de Lourdes Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Lourdes Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de Ensino Superior
Metodologia Didática do Ensino Superior
Ensino Superior
Cátedra
Disciplina de Curso de Pós-Graduação
Surgimento da Disciplina
topic Formação de Professores de Ensino Superior
Metodologia Didática do Ensino Superior
Ensino Superior
Cátedra
Disciplina de Curso de Pós-Graduação
Surgimento da Disciplina
description In this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the author’s hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539/32382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 10
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125341732864