Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luna, Tatiana Simões
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcuschi, Beth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200
Resumo: Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.
id UFMG-5_43cc928c2a9bc4c06513ac62b1bd3ad5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21200
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?ensino de literaturaENEMletramento literárioavaliaçãoEste trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17113https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17114Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Tatiana SimõesMarcuschi, Beth2023-05-30T00:48:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21200Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:54Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
title Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
spellingShingle Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
Luna, Tatiana Simões
ensino de literatura
ENEM
letramento literário
avaliação
title_short Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
title_full Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
title_fullStr Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
title_full_unstemmed Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
title_sort Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
author Luna, Tatiana Simões
author_facet Luna, Tatiana Simões
Marcuschi, Beth
author_role author
author2 Marcuschi, Beth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Tatiana Simões
Marcuschi, Beth
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de literatura
ENEM
letramento literário
avaliação
topic ensino de literatura
ENEM
letramento literário
avaliação
description Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17113
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121410621440