Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200 |
Resumo: | Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos. |
id |
UFMG-5_43cc928c2a9bc4c06513ac62b1bd3ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21200 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?ensino de literaturaENEMletramento literárioavaliaçãoEste trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17113https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17114Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuna, Tatiana SimõesMarcuschi, Beth2023-05-30T00:48:54Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21200Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T00:48:54Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
title |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
spellingShingle |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? Luna, Tatiana Simões ensino de literatura ENEM letramento literário avaliação |
title_short |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
title_full |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
title_fullStr |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
title_full_unstemmed |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
title_sort |
Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio? |
author |
Luna, Tatiana Simões |
author_facet |
Luna, Tatiana Simões Marcuschi, Beth |
author_role |
author |
author2 |
Marcuschi, Beth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Tatiana Simões Marcuschi, Beth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de literatura ENEM letramento literário avaliação |
topic |
ensino de literatura ENEM letramento literário avaliação |
description |
Este trabalho analisa as questões da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2013 relativas à literatura, verificando que conhecimentos literários estão sendo avaliados e exigidos do aluno ao final da educação básica. Interessa-nos refletir sobre o lugar ocupado pela Literatura nessa avaliação, considerando que ela reflete e refrata o que vem sendo feito na educação brasileira nos últimos anos. Para tal, discutimos a didática ancorada na cronologia e a voltada para o letramento literário, com base principalmente nos estudos de Cereja (2005), Cosson (2009), Rouxel (2013) e nas OCN (2006). Os resultados sinalizam alguns avanços, pois a prova recobre obras da literatura contemporânea, inclusive exemplos transgressores das convenções linguísticas, e propicia o diálogo com outras semioses. No entanto, a maioria das questões realiza uma abordagem inadequada do texto, tomando-o como pretexto para avaliar a compreensão textual ou o saber sobre conteúdos linguístico-estilísticos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17113 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21200/17114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 3 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121410621440 |