ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis de Miranda, Nonato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moço Aparício, Ana Sílvia, Cangueiro Silva, André dos Anjos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Estudos Aplicados em Educação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404
Resumo: The article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs.
id USCS-2_c9054bbe1cda344dcae4a7680bcacf9b
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8404
network_acronym_str USCS-2
network_name_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOMestrado profissionalMetodologia de pesquisaAnálise de prosaGrupo de discussãoThe article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs.O artigo traz algumas alternativas para o encaminhamento dos projetos de pesquisa no Mestrado Profissional (MP) em educação. Toma como pano de fundo um texto publicado pela professora Marli André, no início da década de 1980, por meio do qual ela chamou a atenção para o crescimento do uso da abordagem qualitativa de pesquisa e propôs a Análise de Prosacomo alternativa para a análise desses dados. Nosso objetivo foi recuperar essa discussão e demonstrar que tanto a abordagem qualitativa de pesquisa quanto a pesquisa aplicada se constituem em meios adequados para a realização dos projetos de pesquisa nos MP. Por meio de revisão bibliográfica e documental, apresentamos os desafios da coleta e análise de dados qualitativos. Como alternativa, propomos o emprego do Grupo de Discussão, que pode ser utilizado remotamente em razão da pandemia de covid-19 para coletar dados, e a Análise de Prosa para análise desses dados nos programas profissionais em educação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/840410.13037/rea-e.vol6n12.8404Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404/3758Copyright (c) 2022 Nonato Assis de Miranda, Ana Sílvia Moço Aparício, André dos Anjos Cangueiro Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis de Miranda, Nonato Moço Aparício, Ana Sílvia Cangueiro Silva, André dos Anjos2022-10-06T00:32:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8404Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-06T00:32:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
title ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
spellingShingle ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
Assis de Miranda, Nonato
Mestrado profissional
Metodologia de pesquisa
Análise de prosa
Grupo de discussão
title_short ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
title_full ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
title_fullStr ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
title_sort ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
author Assis de Miranda, Nonato
author_facet Assis de Miranda, Nonato
Moço Aparício, Ana Sílvia
Cangueiro Silva, André dos Anjos
author_role author
author2 Moço Aparício, Ana Sílvia
Cangueiro Silva, André dos Anjos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis de Miranda, Nonato
Moço Aparício, Ana Sílvia
Cangueiro Silva, André dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional
Metodologia de pesquisa
Análise de prosa
Grupo de discussão
topic Mestrado profissional
Metodologia de pesquisa
Análise de prosa
Grupo de discussão
description The article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404
10.13037/rea-e.vol6n12.8404
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404
identifier_str_mv 10.13037/rea-e.vol6n12.8404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404/3758
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe
2525-703X
reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Revista de Estudos Aplicados em Educação
collection Revista de Estudos Aplicados em Educação
repository.name.fl_str_mv Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844971385552896