ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Estudos Aplicados em Educação |
Texto Completo: | http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404 |
Resumo: | The article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs. |
id |
USCS-2_c9054bbe1cda344dcae4a7680bcacf9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8404 |
network_acronym_str |
USCS-2 |
network_name_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOMestrado profissionalMetodologia de pesquisaAnálise de prosaGrupo de discussãoThe article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs.O artigo traz algumas alternativas para o encaminhamento dos projetos de pesquisa no Mestrado Profissional (MP) em educação. Toma como pano de fundo um texto publicado pela professora Marli André, no início da década de 1980, por meio do qual ela chamou a atenção para o crescimento do uso da abordagem qualitativa de pesquisa e propôs a Análise de Prosacomo alternativa para a análise desses dados. Nosso objetivo foi recuperar essa discussão e demonstrar que tanto a abordagem qualitativa de pesquisa quanto a pesquisa aplicada se constituem em meios adequados para a realização dos projetos de pesquisa nos MP. Por meio de revisão bibliográfica e documental, apresentamos os desafios da coleta e análise de dados qualitativos. Como alternativa, propomos o emprego do Grupo de Discussão, que pode ser utilizado remotamente em razão da pandemia de covid-19 para coletar dados, e a Análise de Prosa para análise desses dados nos programas profissionais em educação.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/840410.13037/rea-e.vol6n12.8404Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe2525-703Xreponame:Revista de Estudos Aplicados em Educaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404/3758Copyright (c) 2022 Nonato Assis de Miranda, Ana Sílvia Moço Aparício, André dos Anjos Cangueiro Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis de Miranda, Nonato Moço Aparício, Ana Sílvia Cangueiro Silva, André dos Anjos2022-10-06T00:32:06Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/8404Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/oai2525-703X2525-703Xopendoar:2022-10-06T00:32:06Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
title |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO Assis de Miranda, Nonato Mestrado profissional Metodologia de pesquisa Análise de prosa Grupo de discussão |
title_short |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
title_full |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
ANÁLISE DE PROSA E GRUPO DE DISCUSSÃO: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
author |
Assis de Miranda, Nonato |
author_facet |
Assis de Miranda, Nonato Moço Aparício, Ana Sílvia Cangueiro Silva, André dos Anjos |
author_role |
author |
author2 |
Moço Aparício, Ana Sílvia Cangueiro Silva, André dos Anjos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis de Miranda, Nonato Moço Aparício, Ana Sílvia Cangueiro Silva, André dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional Metodologia de pesquisa Análise de prosa Grupo de discussão |
topic |
Mestrado profissional Metodologia de pesquisa Análise de prosa Grupo de discussão |
description |
The article presents some alternatives for forwarding research projects in the Professional Master's Degree (MP) in education. It takes as a background a text published by Professor Marli André, in the early 1980s, through which she drew attention to the growing use of the qualitative approach to research and proposed Prose Analysis as an alternative for the analysis of these Dice. Our objective was to recover this discussion and demonstrate that the qualitative approach to research, as well as applied research, constitute adequate means for carrying out research projects in MP. Through bibliographic and documental review, we present the challenges of collecting and analyzing qualitative data. As an alternative, we propose the use of the Discussion Group that can be used remotely due to the covid-19 pandemic to collect data and Prose Analysis to analyze this data in professional education programs. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404 10.13037/rea-e.vol6n12.8404 |
url |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404 |
identifier_str_mv |
10.13037/rea-e.vol6n12.8404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8404/3758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação; v. 6 n. 12 (2021): REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO - REAe 2525-703X reponame:Revista de Estudos Aplicados em Educação instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
reponame_str |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
collection |
Revista de Estudos Aplicados em Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Estudos Aplicados em Educação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808844971385552896 |