Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Francimar Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158
Resumo: This paper presents a review of studies that have contributed for the understanding of how take place the structuring of biological knowledge in childhood. The studies reviewed are grouped into two approaches. The first attributes the acquisition and increase of biological knowledge to the identification of similarities and the second approach argues that the biological knowledge is a net of knowledge construed through several cognitivie processes guided by expectations, belief and values concerning the context in which the knowledge is applied. It is also discussed the implications of both approaches to the pedagogical practice and called attention to the importance of new researches in this field.
id UFMG-5_64c093a7c92867558b0025b7bf7742b6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45158
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicaçõesAquisição de Conhecimentos BiológicosAbordagem TeóricaAbordagem PrototípicaBiological knowledge AcquisitionPrototypical ApproachTheoretical ApproachAdquisición de Conhecimentos BiológicosEnfoque PrototípicoEnfoque TeóricoThis paper presents a review of studies that have contributed for the understanding of how take place the structuring of biological knowledge in childhood. The studies reviewed are grouped into two approaches. The first attributes the acquisition and increase of biological knowledge to the identification of similarities and the second approach argues that the biological knowledge is a net of knowledge construed through several cognitivie processes guided by expectations, belief and values concerning the context in which the knowledge is applied. It is also discussed the implications of both approaches to the pedagogical practice and called attention to the importance of new researches in this field.Hemos revisado estudios que presentan contribuciones para la comprensión de cómo ocurre la estructuración de conocimientos biolágicos em la infância. Las investigaciones revisadas son divididas em dos enfoques. El primeiro atribuye La adquisición y la ampliación de concocimientos biológicos a La identificación de similitudes y a la memorización de informaciones. El segundo propone que el conocimiento biológico es uma red de conocimientos constituídos a través de variados procesos cognitivos, guiados por expectativas, creencias, emociones, valores y consideración del contexto em el que aplica el conocimiento. Se discutem las implicaciones de ambos enfoques para La prática educativa y se indican nuevas investigaciones que se hacen necesarias.Revisamos estudos que apresentam contribuições para o entendimento de como ocorre a estruturação de conhecimentos biológicos na infância. As investigações revisadas são agrupadas em duas abordagens: a primeira atribui a aquisição e a ampliação  de conhecimentos biológicos à identificação de similares e à memorização de informações; a segunda propõe que o conhecimento biológico é uma rede de conhecimentos constituídos por meio de vários processos cognitivos guiados por expectativas, crenças, emoções, valores e consideração ao contexto em que o conhecimento á aplicado. São discutidas as implicações de ambas as abordagens para a prática pedagógica e apontadas necessidades de novas investigações.  Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158Educação em Revista ; v. 20 n. 39 (2004): Edição 171982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158/37059Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francimar Martins2023-05-29T14:04:08Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45158Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:04:08Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
title Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
spellingShingle Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
Teixeira, Francimar Martins
Aquisição de Conhecimentos Biológicos
Abordagem Teórica
Abordagem Prototípica
Biological knowledge Acquisition
Prototypical Approach
Theoretical Approach
Adquisición de Conhecimentos Biológicos
Enfoque Prototípico
Enfoque Teórico
title_short Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
title_full Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
title_fullStr Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
title_full_unstemmed Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
title_sort Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações
author Teixeira, Francimar Martins
author_facet Teixeira, Francimar Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Francimar Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição de Conhecimentos Biológicos
Abordagem Teórica
Abordagem Prototípica
Biological knowledge Acquisition
Prototypical Approach
Theoretical Approach
Adquisición de Conhecimentos Biológicos
Enfoque Prototípico
Enfoque Teórico
topic Aquisição de Conhecimentos Biológicos
Abordagem Teórica
Abordagem Prototípica
Biological knowledge Acquisition
Prototypical Approach
Theoretical Approach
Adquisición de Conhecimentos Biológicos
Enfoque Prototípico
Enfoque Teórico
description This paper presents a review of studies that have contributed for the understanding of how take place the structuring of biological knowledge in childhood. The studies reviewed are grouped into two approaches. The first attributes the acquisition and increase of biological knowledge to the identification of similarities and the second approach argues that the biological knowledge is a net of knowledge construed through several cognitivie processes guided by expectations, belief and values concerning the context in which the knowledge is applied. It is also discussed the implications of both approaches to the pedagogical practice and called attention to the importance of new researches in this field.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45158/37059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 20 n. 39 (2004): Edição 17
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126980657153