O currículo escolar e a realidade do cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658
Resumo: Este texto discute duas dimensões de currículo presentes na nrealidade escolar: o curriculo formal posto no rol das disciplinas de um curso, com os seus conteúdos específicos e o currículo implícito no cotidiano das relações entre os sujeitos, e os conhecimentos veiculados pela escola. Apresenta a organização do trabalho docente como definidora de práticasque privilegiam um determinado tipo de relação com os conteúdos escolares, fortalecendo a formação de certos traços de personalidade e de condutas. Aponta, em seguida, a necessidade de maior conhecimento dessas práticas no sentido de se buscar um currículo crítico.
id UFMG-5_6f71e4dd6b3e3a90c632eb4fab32c908
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/44658
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O currículo escolar e a realidade do cotidianoCurrículo escolarEste texto discute duas dimensões de currículo presentes na nrealidade escolar: o curriculo formal posto no rol das disciplinas de um curso, com os seus conteúdos específicos e o currículo implícito no cotidiano das relações entre os sujeitos, e os conhecimentos veiculados pela escola. Apresenta a organização do trabalho docente como definidora de práticasque privilegiam um determinado tipo de relação com os conteúdos escolares, fortalecendo a formação de certos traços de personalidade e de condutas. Aponta, em seguida, a necessidade de maior conhecimento dessas práticas no sentido de se buscar um currículo crítico.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658/36760Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÂngela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben2023-05-29T13:13:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44658Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:13:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo escolar e a realidade do cotidiano
title O currículo escolar e a realidade do cotidiano
spellingShingle O currículo escolar e a realidade do cotidiano
Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
Currículo escolar
title_short O currículo escolar e a realidade do cotidiano
title_full O currículo escolar e a realidade do cotidiano
title_fullStr O currículo escolar e a realidade do cotidiano
title_full_unstemmed O currículo escolar e a realidade do cotidiano
title_sort O currículo escolar e a realidade do cotidiano
author Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
author_facet Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar
topic Currículo escolar
description Este texto discute duas dimensões de currículo presentes na nrealidade escolar: o curriculo formal posto no rol das disciplinas de um curso, com os seus conteúdos específicos e o currículo implícito no cotidiano das relações entre os sujeitos, e os conhecimentos veiculados pela escola. Apresenta a organização do trabalho docente como definidora de práticasque privilegiam um determinado tipo de relação com os conteúdos escolares, fortalecendo a formação de certos traços de personalidade e de condutas. Aponta, em seguida, a necessidade de maior conhecimento dessas práticas no sentido de se buscar um currículo crítico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44658/36760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126092513281