Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Lizete Scalzilli da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553
Resumo: The present article is based on preliminary research related with the following theme: “Social classes and academic performance of a group of History undergraduate students attending a Public University”. It is intended to demonstrate, supported by research results, theoretical studies and other data, that in order to understand the meaning assigned by a group of young people to their chosen career as teachers it is important to consider their class origin, family expectations toward school and the characteristics of teaching as a career.
id UFMG-5_717eaf6c4c21f8a5dcedef47f8bbe810
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42553
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutóriaEstratégias Escolares de FamíliasProfissão de DocenteThe present article is based on preliminary research related with the following theme: “Social classes and academic performance of a group of History undergraduate students attending a Public University”. It is intended to demonstrate, supported by research results, theoretical studies and other data, that in order to understand the meaning assigned by a group of young people to their chosen career as teachers it is important to consider their class origin, family expectations toward school and the characteristics of teaching as a career.Este artigo foi redigido a partir de pesquisas teóricas e das reflexões preliminares e necessárias à construção do objeto da pesquisa “Classes Sociais e Trajetórias Escolares de Licenciandos em História de uma Universidade Pública”. Procura-se, com base em resultados de pesquisas, estudos teóricos e dados recentes, demonstrar a importância que assumem o pertencimento social, as relações família/escola e a identidade profissional da docência, quando se trata de compreender o significado que tem, para um grupo de jovens, a opção por um curso superior em licenciatura.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 101982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553/32396Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Lizete Scalzilli da2023-05-29T13:42:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42553Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
title Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
spellingShingle Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
Silveira, Lizete Scalzilli da
Estratégias Escolares de Famílias
Profissão de Docente
title_short Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
title_full Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
title_fullStr Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
title_full_unstemmed Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
title_sort Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória
author Silveira, Lizete Scalzilli da
author_facet Silveira, Lizete Scalzilli da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Lizete Scalzilli da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias Escolares de Famílias
Profissão de Docente
topic Estratégias Escolares de Famílias
Profissão de Docente
description The present article is based on preliminary research related with the following theme: “Social classes and academic performance of a group of History undergraduate students attending a Public University”. It is intended to demonstrate, supported by research results, theoretical studies and other data, that in order to understand the meaning assigned by a group of young people to their chosen career as teachers it is important to consider their class origin, family expectations toward school and the characteristics of teaching as a career.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42553/32396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 10
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125345927168