Um olhar sobre a cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Elenilton Vieira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Vinício de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensar as questões relacionadas às ideias de poder, resistência e política que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutir-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de Moreira & Candau, Hall e Neto para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.
id UFMG-5_733db1f5fb4b67e85b040d28fd6ec874
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21134
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Um olhar sobre a culturapráticas de significaçãoculturacurrículopoderEste artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensar as questões relacionadas às ideias de poder, resistência e política que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutir-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de Moreira & Candau, Hall e Neto para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134/17023Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy, Elenilton VieiraSantos, Vinício de Macedo2023-05-29T15:52:01Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21134Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:52:01Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a cultura
title Um olhar sobre a cultura
spellingShingle Um olhar sobre a cultura
Godoy, Elenilton Vieira
práticas de significação
cultura
currículo
poder
title_short Um olhar sobre a cultura
title_full Um olhar sobre a cultura
title_fullStr Um olhar sobre a cultura
title_full_unstemmed Um olhar sobre a cultura
title_sort Um olhar sobre a cultura
author Godoy, Elenilton Vieira
author_facet Godoy, Elenilton Vieira
Santos, Vinício de Macedo
author_role author
author2 Santos, Vinício de Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Elenilton Vieira
Santos, Vinício de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv práticas de significação
cultura
currículo
poder
topic práticas de significação
cultura
currículo
poder
description Este artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensar as questões relacionadas às ideias de poder, resistência e política que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutir-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de Moreira & Candau, Hall e Neto para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134/17023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121270112256