CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763 |
Resumo: | O estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor na produção do conhecimento no Ensino Hibrido. |
id |
UFMG-5_94e84f59036281857bfb7c63c90c9cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/47763 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAININGCONSIDERACIONES SOBRE LA EDUCACIÓN MIXTA EN LA UNIVERSIDAD Y EL LUGAR DE Enunciación DEL DOCENTE EN LA FORMACIÓN ACADÉMICO-PROFESIONALCONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONALresenhaensino híbridoformação de professoresReviewblended learningteacher trainingRevisarensenanza hibridaformación del profesoradoO estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor na produção do conhecimento no Ensino Hibrido.Educação em Revista 2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763/43202Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Durcelina Ereni2024-01-31T10:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/47763Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-01-31T10:52:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING CONSIDERACIONES SOBRE LA EDUCACIÓN MIXTA EN LA UNIVERSIDAD Y EL LUGAR DE Enunciación DEL DOCENTE EN LA FORMACIÓN ACADÉMICO-PROFESIONAL CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL |
title |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
spellingShingle |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING Arruda, Durcelina Ereni resenha ensino híbrido formação de professores Review blended learning teacher training Revisar ensenanza hibrida formación del profesorado |
title_short |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
title_full |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
title_fullStr |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
title_full_unstemmed |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
title_sort |
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING |
author |
Arruda, Durcelina Ereni |
author_facet |
Arruda, Durcelina Ereni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Durcelina Ereni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
resenha ensino híbrido formação de professores Review blended learning teacher training Revisar ensenanza hibrida formación del profesorado |
topic |
resenha ensino híbrido formação de professores Review blended learning teacher training Revisar ensenanza hibrida formación del profesorado |
description |
O estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor na produção do conhecimento no Ensino Hibrido. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763/43202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 39 (2023) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120208953344 |