CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Durcelina Ereni
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763
Resumo: O estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca  do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor  na produção do  conhecimento no Ensino Hibrido.
id UFMG-5_94e84f59036281857bfb7c63c90c9cbf
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/47763
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAININGCONSIDERACIONES SOBRE LA EDUCACIÓN MIXTA EN LA UNIVERSIDAD Y EL LUGAR DE Enunciación DEL DOCENTE EN LA FORMACIÓN ACADÉMICO-PROFESIONALCONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONALresenhaensino híbridoformação de professoresReviewblended learningteacher trainingRevisarensenanza hibridaformación del profesoradoO estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca  do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor  na produção do  conhecimento no Ensino Hibrido.Educação em Revista 2024-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763Educação em Revista ; v. 39 (2023)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763/43202Copyright (c) 2024 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Durcelina Ereni2024-01-31T10:52:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/47763Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2024-01-31T10:52:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
CONSIDERACIONES SOBRE LA EDUCACIÓN MIXTA EN LA UNIVERSIDAD Y EL LUGAR DE Enunciación DEL DOCENTE EN LA FORMACIÓN ACADÉMICO-PROFESIONAL
CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE E O LUGAR DE ENUNCIAÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL
title CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
spellingShingle CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
Arruda, Durcelina Ereni
resenha
ensino híbrido
formação de professores
Review
blended learning
teacher training
Revisar
ensenanza hibrida
formación del profesorado
title_short CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
title_full CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
title_fullStr CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
title_full_unstemmed CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
title_sort CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING
author Arruda, Durcelina Ereni
author_facet Arruda, Durcelina Ereni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Durcelina Ereni
dc.subject.por.fl_str_mv resenha
ensino híbrido
formação de professores
Review
blended learning
teacher training
Revisar
ensenanza hibrida
formación del profesorado
topic resenha
ensino híbrido
formação de professores
Review
blended learning
teacher training
Revisar
ensenanza hibrida
formación del profesorado
description O estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca  do ensino hibrido nas universidades particulares. Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido. O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições. Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação. Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa. Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor  na produção do  conhecimento no Ensino Hibrido.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763/43202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 39 (2023)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120208953344