Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116 |
Resumo: | A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar. |
id |
UFMG-5_ac8b75ca015012745fc7a5bde52ba80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21116 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento socialconhecimento socialestudo evolutivoaprendizagem.A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesARTIGOapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116/17001Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaravali, Eliane GiachettoGuimarães, TaisleneGuimarães, Karina PerezMelchiori, Ana Paula2023-05-29T14:38:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21116Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:40Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
title |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
spellingShingle |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social Saravali, Eliane Giachetto conhecimento social estudo evolutivo aprendizagem. |
title_short |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
title_full |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
title_fullStr |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
title_full_unstemmed |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
title_sort |
Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social |
author |
Saravali, Eliane Giachetto |
author_facet |
Saravali, Eliane Giachetto Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saravali, Eliane Giachetto Guimarães, Taislene Guimarães, Karina Perez Melchiori, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento social estudo evolutivo aprendizagem. |
topic |
conhecimento social estudo evolutivo aprendizagem. |
description |
A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares ARTIGO |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116/17001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121248092160 |