Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saravali, Eliane Giachetto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Guimarães, Taislene, Guimarães, Karina Perez, Melchiori, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116
Resumo: A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.
id UFMG-5_ac8b75ca015012745fc7a5bde52ba80c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21116
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento socialconhecimento socialestudo evolutivoaprendizagem.A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesARTIGOapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116/17001Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaravali, Eliane GiachettoGuimarães, TaisleneGuimarães, Karina PerezMelchiori, Ana Paula2023-05-29T14:38:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21116Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:40Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
title Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
spellingShingle Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
Saravali, Eliane Giachetto
conhecimento social
estudo evolutivo
aprendizagem.
title_short Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
title_full Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
title_fullStr Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
title_full_unstemmed Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
title_sort Questões envolvendo o não aprender: um estudo evolutivo sobre a construção do conhecimento social
author Saravali, Eliane Giachetto
author_facet Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
author_role author
author2 Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saravali, Eliane Giachetto
Guimarães, Taislene
Guimarães, Karina Perez
Melchiori, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento social
estudo evolutivo
aprendizagem.
topic conhecimento social
estudo evolutivo
aprendizagem.
description A construção do conhecimento social, sob o enfoque piagetiano, vem sendo alvo de pesquisas recentes no contexto brasileiro. Nessa perspectiva, o presente artigo traz dados parciais de um estudo evolutivo a respeito das ideias de crianças e adolescentes sobre a não aprendizagem. Apresentamos aqui os dados obtidos a partir do segundo instrumento metodológico utilizado na pesquisa: a análise de uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem, aplicado em 80 escolares entre 06 e 16 anos. Os principais resultados indicam que a maioria dos sujeitos tende a responsabilizar somente os alunos pela não aprendizagem, justificando-a por meio de fatores como desinteresse, indisciplina, entre outros. As crenças dos sujeitos são analisadas também conforme os níveis de compreensão da realidade social e se apresentam, para a maioria deles, no nível mais elementar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
ARTIGO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21116/17001
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121248092160