NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Daniela Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Razuk, Rachel Arenari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial, nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiados de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano. 
id UFMG-5_d0578485f8095b63a5d9955ffd7db2a1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21314
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIAeducação infantilpráticas pedagógicasEste trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial, nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiados de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordtext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314/17261https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314/17262Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães, Daniela OliveiraRazuk, Rachel Arenari2023-05-30T14:01:11Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21314Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:01:11Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
title NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
spellingShingle NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
Guimarães, Daniela Oliveira
educação infantil
práticas pedagógicas
title_short NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
title_full NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
title_fullStr NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
title_full_unstemmed NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
title_sort NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
author Guimarães, Daniela Oliveira
author_facet Guimarães, Daniela Oliveira
Razuk, Rachel Arenari
author_role author
author2 Razuk, Rachel Arenari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Daniela Oliveira
Razuk, Rachel Arenari
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
práticas pedagógicas
topic educação infantil
práticas pedagógicas
description Este trabalho tem como objetivo compreender as manifestações afetivas e as possibilidades dialógicas na relação professor-bebê na creche, considerando-as como centrais na ação pedagógica. Com este intuito, foi realizada uma pesquisa de inspiração etnográfica no berçário de uma creche pública numa capital brasileira, onde foram descritas e analisadas práticas pedagógicas na perspectiva da discussão das peculiaridades da docência com bebês. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Mikhail Bakhtin e Henri Wallon, de modo especial, nos conceitos de dialogia e afetividade. Na pesquisa, os momentos de cuidado corporal destacaram-se como ocasiões privilegiados de produção dialógica e manifestação afetiva onde expressões corporais e verbais entrelaçavam-se nos modos dos bebês afetarem os adultos e serem por eles afetados. O estudo indica que a intencionalidade pedagógica no berçário envolve a atenção para as iniciativas dos bebês, além da qualidade relacional do trabalho cotidiano. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314/17261
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21314/17262
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121883529216