EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272 |
Resumo: | O artigo apresenta o Movimento da Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará, com foco de análise nas lutas pelo direito à Educação dos sujeitos do campo, destacando o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), como uma política permanente neste processo. Esta discussão se insere no estudo sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil que investiga a Educação Superior do Campo. Nosso objetivo foi analisar a implementação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, em que analisamos o contexto de implantação do PROCAMPO no Brasil e no Estado do Pará, para isso consideramos as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação do Curso. |
id |
UFMG-5_dd498a57e6137dfdf771233a57142ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21272 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOEducação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores.O artigo apresenta o Movimento da Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará, com foco de análise nas lutas pelo direito à Educação dos sujeitos do campo, destacando o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), como uma política permanente neste processo. Esta discussão se insere no estudo sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil que investiga a Educação Superior do Campo. Nosso objetivo foi analisar a implementação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, em que analisamos o contexto de implantação do PROCAMPO no Brasil e no Estado do Pará, para isso consideramos as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação do Curso.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272/17193https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272/30440Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHage, Samoão MufarrejBrito, Márcia Mariana BittencourtSilva, Hellen do Socorro de Araújo2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21272Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Hage, Samoão Mufarrej Educação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores. |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO |
author |
Hage, Samoão Mufarrej |
author_facet |
Hage, Samoão Mufarrej Brito, Márcia Mariana Bittencourt Silva, Hellen do Socorro de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Márcia Mariana Bittencourt Silva, Hellen do Socorro de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hage, Samoão Mufarrej Brito, Márcia Mariana Bittencourt Silva, Hellen do Socorro de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores. |
topic |
Educação Superior. Educação do Campo. Políticas Educacionais. Movimentos Sociais. Formação de Professores. |
description |
O artigo apresenta o Movimento da Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará, com foco de análise nas lutas pelo direito à Educação dos sujeitos do campo, destacando o Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação do Campo (PROCAMPO), como uma política permanente neste processo. Esta discussão se insere no estudo sobre as Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil que investiga a Educação Superior do Campo. Nosso objetivo foi analisar a implementação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio de levantamento documental e pesquisa de campo desenvolvida no Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará, em que analisamos o contexto de implantação do PROCAMPO no Brasil e no Estado do Pará, para isso consideramos as dificuldades, os desafios e as expectativas demandadas pelos discentes para a consolidação do Curso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272/17193 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21272/30440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121824808960 |