Forma de vida surda e seus marcadores culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320 |
Resumo: | O artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção. |
id |
UFMG-5_f3230075c5a33aab890b240ab721b70c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21320 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Forma de vida surda e seus marcadores culturaissurdezsurdosforma de vidamarcadores culturaiseducação de surdosO artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenttext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17272https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17273Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWitchs, Pedro HenriqueCorcini Lopes, Maura2023-05-30T14:10:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21320Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:10:09Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
title |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
spellingShingle |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais Witchs, Pedro Henrique surdez surdos forma de vida marcadores culturais educação de surdos |
title_short |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
title_full |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
title_fullStr |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
title_full_unstemmed |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
title_sort |
Forma de vida surda e seus marcadores culturais |
author |
Witchs, Pedro Henrique |
author_facet |
Witchs, Pedro Henrique Corcini Lopes, Maura |
author_role |
author |
author2 |
Corcini Lopes, Maura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Witchs, Pedro Henrique Corcini Lopes, Maura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdez surdos forma de vida marcadores culturais educação de surdos |
topic |
surdez surdos forma de vida marcadores culturais educação de surdos |
description |
O artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17272 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121892966400 |