Forma de vida surda e seus marcadores culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witchs, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Corcini Lopes, Maura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320
Resumo: O artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção.
id UFMG-5_f3230075c5a33aab890b240ab721b70c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21320
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Forma de vida surda e seus marcadores culturaissurdezsurdosforma de vidamarcadores culturaiseducação de surdosO artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenttext/htmlhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17272https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17273Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWitchs, Pedro HenriqueCorcini Lopes, Maura2023-05-30T14:10:09Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21320Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:10:09Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma de vida surda e seus marcadores culturais
title Forma de vida surda e seus marcadores culturais
spellingShingle Forma de vida surda e seus marcadores culturais
Witchs, Pedro Henrique
surdez
surdos
forma de vida
marcadores culturais
educação de surdos
title_short Forma de vida surda e seus marcadores culturais
title_full Forma de vida surda e seus marcadores culturais
title_fullStr Forma de vida surda e seus marcadores culturais
title_full_unstemmed Forma de vida surda e seus marcadores culturais
title_sort Forma de vida surda e seus marcadores culturais
author Witchs, Pedro Henrique
author_facet Witchs, Pedro Henrique
Corcini Lopes, Maura
author_role author
author2 Corcini Lopes, Maura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witchs, Pedro Henrique
Corcini Lopes, Maura
dc.subject.por.fl_str_mv surdez
surdos
forma de vida
marcadores culturais
educação de surdos
topic surdez
surdos
forma de vida
marcadores culturais
educação de surdos
description O artigo discute a surdez como uma condição necessária para a existência de uma forma de vida e articula a ela a problematização sobre a constituição de marcadores culturais que compõem a experiência de ser surdo de maneiras distintas. Para tanto, a partir dos estudos surdos e dos estudos foucaultianos em educação, analisa os sete primeiros números da Revista Ephphatha, publicados pela Associação Brasileira de Surdos-Mudos entre 1914 e 1915, nos quais é possível evidenciar a constituição de marcadores relacionados à surdez em um período que antecede à inscrição dessa experiência no registro das identidades. Argumenta-se, deste modo, que a surdez determina algo de surdo em tudo o que expressa uma subjetividade marcada por ela como condição primordial de distinção.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17272
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21320/17273
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121892966400