O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kleber Aparecido
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pilati, Eloisa, Dias, Juliana de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893
Resumo: Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem.
id UFMG-7_10322dfa2b57f340af6fb8e33a288fa9
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/893
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesaPartindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisda Silva, Kleber AparecidoPilati, EloisaDias, Juliana de Freitas2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893/991info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/893Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
spellingShingle O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
da Silva, Kleber Aparecido
title_short O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_fullStr O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_sort O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
author da Silva, Kleber Aparecido
author_facet da Silva, Kleber Aparecido
Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
author_role author
author2 Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kleber Aparecido
Pilati, Eloisa
Dias, Juliana de Freitas
description Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893/991
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100970729472