O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893 |
Resumo: | Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem. |
id |
UFMG-7_10322dfa2b57f340af6fb8e33a288fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/893 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesaPartindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisda Silva, Kleber AparecidoPilati, EloisaDias, Juliana de Freitas2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893/991info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/893Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
spellingShingle |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa da Silva, Kleber Aparecido |
title_short |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_full |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_fullStr |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_sort |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
author |
da Silva, Kleber Aparecido |
author_facet |
da Silva, Kleber Aparecido Pilati, Eloisa Dias, Juliana de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Pilati, Eloisa Dias, Juliana de Freitas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kleber Aparecido Pilati, Eloisa Dias, Juliana de Freitas |
description |
Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo daLinguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo deinvestigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo éo superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontrode uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias,mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto,são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo asdiretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramáticapresentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato(2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetrospara a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e paraa formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivasinatista e crítica da linguagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/893/991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100970729472 |