O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pilati, Eloisa [UNESP], Dias, Juliana De Freitas [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
http://hdl.handle.net/11449/212156
Resumo: This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.
id UNSP_a4f9bced216812c300f84ac64503a8dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212156
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesaContemporary grammar teaching: Specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial trainingthe teaching of grammarparameters for the constitution of new pedagogical practicesApplied Linguisticsensino de gramáticaparâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicasLinguística AplicadaThis paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.Universidade de BrasíliaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade de BrasíliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]Pilati, Eloisa [UNESP]Dias, Juliana De Freitas [UNESP]2021-07-14T10:35:32Z2021-07-14T10:35:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article975-994application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/21215610.1590/S1984-63982010000400008S1984-63982010000400008S1984-63982010000400008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:09:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212156Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:32.641663Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Contemporary grammar teaching: Specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial training
title O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
spellingShingle O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
the teaching of grammar
parameters for the constitution of new pedagogical practices
Applied Linguistics
ensino de gramática
parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas
Linguística Aplicada
title_short O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_fullStr O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_full_unstemmed O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
title_sort O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
author Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
author_facet Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
Pilati, Eloisa [UNESP]
Dias, Juliana De Freitas [UNESP]
author_role author
author2 Pilati, Eloisa [UNESP]
Dias, Juliana De Freitas [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]
Pilati, Eloisa [UNESP]
Dias, Juliana De Freitas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv the teaching of grammar
parameters for the constitution of new pedagogical practices
Applied Linguistics
ensino de gramática
parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas
Linguística Aplicada
topic the teaching of grammar
parameters for the constitution of new pedagogical practices
Applied Linguistics
ensino de gramática
parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas
Linguística Aplicada
description This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2021-07-14T10:35:32Z
2021-07-14T10:35:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/212156
10.1590/S1984-63982010000400008
S1984-63982010000400008
S1984-63982010000400008.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008
http://hdl.handle.net/11449/212156
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010.
1984-6398
10.1590/S1984-63982010000400008
S1984-63982010000400008
S1984-63982010000400008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 975-994
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128917548040192