O caso da intervenção instrucional na aprendizagem das formas simples do espanhol como conhecimento explícito / The Case of Instructional Intervention in Learning the Simple Forms of Spanish as Explicit Knowledge
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18264 |
Resumo: | RESUMO: Neste estudo, examinamos os benefícios da intervenção instrucional na aprendizagem dos clíticos acusativos de terceira pessoa, formas simples, como conhecimento explícito a partir da análise do desempenho dos participantes em dois testes: Teste de Conhecimento Metalinguístico (TCM) e Teste de Produção Escrita (TPE). Esses instrumentos fizeram parte dos pré-testes, pós-testes imediatos e pós-testes postergados. Integraram a pesquisa treze estudantes de um curso de Letras de uma universidade privada. Para fins de tratamento estatístico, foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e o teste de comparação de Wilcoxon. A intervenção instrucional contou com uma série de estratégias pedagógicas, a saber: instrução explícita indutiva e dedutiva, de natureza isolada, práticas controladas e análise contrastiva entre o português brasileiro e o espanhol em relação às opções de retomada do sintagma complemento em ambas as línguas. Os resultados apontaram que a intervenção instrucional ocasionou benefícios na aprendizagem das formas simples como conhecimento explícito. Além disso, os discentes apresentaram, após a administração da intervenção instrucional, melhora no seu desempenho tanto no TPE quanto no TCM.PALAVRAS-CHAVE: intervenção instrucional; formas simples; conhecimento explícito.ABSTRACT: In this study, we examine the benefits of instructional intervention in learning third person accusative clitics, simple forms, as explicit knowledge by analyzing the performance of participants in two tests: Metalinguistic Knowledge Test (MKT) and Written Production Test (WPT). Such instruments were part of pre-testing, immediate testing, and later testing. Thirteen students at a Languages course at a private university were the subjects of this study. Shapiro-Wilk test, Kruskal-Wallis non-parametric test, and Wilcoxon comparison test were carried out as statistical treatment. The instructional intervention counted on several pedagogical strategies, namely: inductive and deductive explicit instruction, of isolated nature, controlled practices, and contrastive analysis between Brazilian Portuguese and Spanish concerning the options for retrieving the complement syntagma in both languages. Results showed instructional intervention brought benefits in learning simple forms as explicit knowledge. Moreover, after instructional intervention the learners showed improved performance at both WPT and MKT.KEYWORDS: instructional intervention; simple forms; explicit knowledge. |
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O caso da intervenção instrucional na aprendizagem das formas simples do espanhol como conhecimento explícito / The Case of Instructional Intervention in Learning the Simple Forms of Spanish as Explicit Knowledgeintervenção instrucional; formas simples; conhecimento explícito; instructional intervention; simple forms; explicit knowledge.RESUMO: Neste estudo, examinamos os benefícios da intervenção instrucional na aprendizagem dos clíticos acusativos de terceira pessoa, formas simples, como conhecimento explícito a partir da análise do desempenho dos participantes em dois testes: Teste de Conhecimento Metalinguístico (TCM) e Teste de Produção Escrita (TPE). Esses instrumentos fizeram parte dos pré-testes, pós-testes imediatos e pós-testes postergados. Integraram a pesquisa treze estudantes de um curso de Letras de uma universidade privada. Para fins de tratamento estatístico, foram realizados o teste de Shapiro-Wilk, o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e o teste de comparação de Wilcoxon. A intervenção instrucional contou com uma série de estratégias pedagógicas, a saber: instrução explícita indutiva e dedutiva, de natureza isolada, práticas controladas e análise contrastiva entre o português brasileiro e o espanhol em relação às opções de retomada do sintagma complemento em ambas as línguas. Os resultados apontaram que a intervenção instrucional ocasionou benefícios na aprendizagem das formas simples como conhecimento explícito. Além disso, os discentes apresentaram, após a administração da intervenção instrucional, melhora no seu desempenho tanto no TPE quanto no TCM.PALAVRAS-CHAVE: intervenção instrucional; formas simples; conhecimento explícito.ABSTRACT: In this study, we examine the benefits of instructional intervention in learning third person accusative clitics, simple forms, as explicit knowledge by analyzing the performance of participants in two tests: Metalinguistic Knowledge Test (MKT) and Written Production Test (WPT). Such instruments were part of pre-testing, immediate testing, and later testing. Thirteen students at a Languages course at a private university were the subjects of this study. Shapiro-Wilk test, Kruskal-Wallis non-parametric test, and Wilcoxon comparison test were carried out as statistical treatment. The instructional intervention counted on several pedagogical strategies, namely: inductive and deductive explicit instruction, of isolated nature, controlled practices, and contrastive analysis between Brazilian Portuguese and Spanish concerning the options for retrieving the complement syntagma in both languages. Results showed instructional intervention brought benefits in learning simple forms as explicit knowledge. Moreover, after instructional intervention the learners showed improved performance at both WPT and MKT.KEYWORDS: instructional intervention; simple forms; explicit knowledge.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDutra, Eduardo de OliveiraMoraes, Gisele Benck deFilho, Paulo Fernando Marques Duarte2022-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18264Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 909-932Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 909-932Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 4 (2022); 909-9321984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18264/1125614604/*ref*/ALVES, U. K. 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