PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid. |
id |
UFMG-7_4e5c0bb5c291ec270722d924ded14a11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/3763 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBIDEste estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação AraucáriaMateus, Elaine2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763/4843http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/3763/61info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-27T13:41:13Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/3763Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2013-12-27T13:41:13Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
title |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID Mateus, Elaine |
title_short |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
title_full |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
title_sort |
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID |
author |
Mateus, Elaine |
author_facet |
Mateus, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Elaine |
description |
Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763/4843 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/3763/61 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099325513728 |