PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Elaine
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para  implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.
id UFMG-7_4e5c0bb5c291ec270722d924ded14a11
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/3763
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBIDEste estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para  implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundação AraucáriaMateus, Elaine2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763/4843http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/3763/61info:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-27T13:41:13Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/3763Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2013-12-27T13:41:13Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
title PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
spellingShingle PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Mateus, Elaine
title_short PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
title_full PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
title_fullStr PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
title_sort PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES/AS DE INGLÊS: REPRESENTAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
author Mateus, Elaine
author_facet Mateus, Elaine
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Elaine
description Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/as envolvidos/as no Pibid Letras-Inglês-[IES] (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na Análise de Discurso Crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas “troca de ideias” e “troca de figurinhas”, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para  implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/3763/4843
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/3763/61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 13, No 4 (2013)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099325513728