A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo de caso qualitativo objetiva investigar o processo de construção de conhecimento entre um professor em formação continuada e uma professora universitária a partir da mediação dialogada em sessões reflexivas, da escrita de um diário pessoal e de informações provenientes de dois planos de aula. Utilizamos pressupostos da formação docente na perspectiva sociocultural para analisar, de forma situada e contextual, dois momentos em que o professor em formação continuada modificou sua prática devido à mediação dialogada à qual teve acesso. A análise do material empírico permite observar a importância de considerar a formação de professores/as como distribuída entre pessoas e ferramentas, além de evidenciar a significância de momentos formais e informais na construção de conhecimento relevante para o professor em formação, especialmente por meio da mediação estratégica e do diálogo colaborativo.PALAVRAS-CHAVE: Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento.ABSTRACT: This qualitative case study aims to investigate the process of knowledge construction between an in-service teacher and a university professor by focusing on dialogic mediation in reflective sessions, a personal diary, and information from two lesson plans. We draw on teacher education studies from a sociocultural perspective to analyze, in a contextual and situated way, two moments when the in-service teacher changed his teaching practice due to dialogic mediation to which he had access. The analysis of the empirical material allowed us to observe the importance of considering teacher education as distributed across people and tools, besides showing the significance of formal and informal moments in the construction of relevant knowledge for the teacher, especially through strategic mediation and collaborative dialogue.KEYWORDS: Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction. |
id |
UFMG-7_7e23f5bc6f2397ebd93de512673454d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16635 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual KnowledgeAbordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento; Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction.RESUMO: Este estudo de caso qualitativo objetiva investigar o processo de construção de conhecimento entre um professor em formação continuada e uma professora universitária a partir da mediação dialogada em sessões reflexivas, da escrita de um diário pessoal e de informações provenientes de dois planos de aula. Utilizamos pressupostos da formação docente na perspectiva sociocultural para analisar, de forma situada e contextual, dois momentos em que o professor em formação continuada modificou sua prática devido à mediação dialogada à qual teve acesso. A análise do material empírico permite observar a importância de considerar a formação de professores/as como distribuída entre pessoas e ferramentas, além de evidenciar a significância de momentos formais e informais na construção de conhecimento relevante para o professor em formação, especialmente por meio da mediação estratégica e do diálogo colaborativo.PALAVRAS-CHAVE: Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento.ABSTRACT: This qualitative case study aims to investigate the process of knowledge construction between an in-service teacher and a university professor by focusing on dialogic mediation in reflective sessions, a personal diary, and information from two lesson plans. We draw on teacher education studies from a sociocultural perspective to analyze, in a contextual and situated way, two moments when the in-service teacher changed his teaching practice due to dialogic mediation to which he had access. The analysis of the empirical material allowed us to observe the importance of considering teacher education as distributed across people and tools, besides showing the significance of formal and informal moments in the construction of relevant knowledge for the teacher, especially through strategic mediation and collaborative dialogue.KEYWORDS: Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESBastos, Pedro Augusto de LimaSousa, Laryssa Paulino de Queiroz2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635/1125614037http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16635/2648/*ref*/AHMED, M. K. Speaking as Cognitive Regulation: A Vygotskian Perspective on Dialogic Communication. In: LANTOLF, J.; APPEL, G. (ed.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 157-171./*ref*/BANKS-LEITE, L. As dimensões interacionistas e construtivistas em Vygotsky e Piaget. Caderno Cedes, Campinas, ano XX, n. 24, p. 31-37, 2000./*ref*/DONATO, R. Sociocultural Contributions to Understanding the foreign and second language classroom. In: LANTOLF. J. P. (ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 27-50./*ref*/FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: considerações conceituais e aplicações em distintos contextos. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2018. p. 13-58./*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. A conquista: pesquisadores e professores pesquisando colaborativamente. In: LOUREIRO JR., E.; IBIAPINA, I. M. L. M. (org.). Videoformação, reflexividade crítica e colaboração: pesquisa e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008a. p. 11-28./*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livros, 2008b. 134p./*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In: IBIAPINA, I. M. L. M.; BANDEIRA, H. M. M.; ARAÚJO, F. A. M. (org.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 33-62./*ref*/JOHNSON, K. E. The Sociocultural Turn and Its Challenges for Second Language Teacher Education. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 235-257, 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264518/*ref*/JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York: Routledge, 2009. 148p. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203878033/*ref*/JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. A Sociocultural Theoretical Perspective on Teacher Professional Development. In: ______. (ed.). Research on Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Professional Development. New York: Routledge, 2011. p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203844991/*ref*/LANTOLF, J. P.; APPEL, G. Theoretical Framework: An Introduction to Vygotskian Approaches to Second Language Research. In: ______. (ed.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 1-32./*ref*/MATEUS, E. Conversa com Elaine Mateus. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (org.). Conversas com formadores de professores de línguas. Campinas: Pontes, 2013a. p. 122-128./*ref*/MATEUS, E. Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês: representações de uma experiência no Pibid. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 1107-1130, 2013b. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982013005000027/*ref*/MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. Dinâmicas de colaboração como prática social de aprendizagem significativa. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 12, n. 1, p. 64-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2014.121.07/*ref*/MERRIAM, S. Case Studies as Qualitative Research. In: ______. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998. p. 26-43./*ref*/MERRIAM, S. Introduction to Qualitative Research. In: ______. Qualitative Research in Practice: Examples for Discussion and Analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. p. 3-17./*ref*/SILVESTRE, V. P. V. Construção colaborativa de um plano de aula de inglês em um contexto do PIBID: um olhar a partir da perspectiva sociocultural. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), Blumenau, SC, v. 9, n. 3, p. 641-661, 2014. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p641-661/*ref*/SOUSA, L. P. Q. Analisando os aspectos emergentes e as percepções dos alunos sobre uma produção de escrita em pares: uma experiência em uma sala de aula de língua inglesa. Travessias, Cascavel, PR, v. 10, n. 1, p. 331-352, 2016./*ref*/SOUSA, L. P. Q.; TIRABOSCHI, F. F.; LAGO, N. A.; FIGUEIREDO, F. J. Q. Collaborative English Language Learning: Some Reflections from Interactions Between Pairs. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 259-286, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138653439430941/*ref*/SWAIN, M. The Output Hypothesis and Beyond: Mediating Acquisition Through Collaborative Dialogue. In: LANTOLF, J. P. (ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114./*ref*/TUDGE, J. Vygotsky, the Zone of Proximal Development, and Peer Collaboration: Implications for Classroom Practice. In: MOLL, L. C. (ed.). Vygotsky and Education: Instructional Implications and Applications of Sociohistorical Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 155-172. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139173674.008/*ref*/VIEIRA-ABRAHÃO, M. A formação do professor de línguas de uma perspectiva sociocultural. Signum. Estudos de Linguagem, Londrina, PR, v. 15, n. 2, p. 457-480, 2012. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p457/*ref*/VYGOTSKY, L. A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento das crianças. In: ______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Summus, 1993. p. 11-21./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T17:59:45Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16635Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-03-29T17:59:45Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
title |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
spellingShingle |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge Bastos, Pedro Augusto de Lima Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento; Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction. |
title_short |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
title_full |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
title_fullStr |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
title_full_unstemmed |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
title_sort |
A abordagem sociocultural e a formação docente: construindo conhecimento relevante e contextual / Sociocultural Approach and Teacher Education: Constructing Relevant and Contextual Knowledge |
author |
Bastos, Pedro Augusto de Lima |
author_facet |
Bastos, Pedro Augusto de Lima Sousa, Laryssa Paulino de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Laryssa Paulino de Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Pedro Augusto de Lima Sousa, Laryssa Paulino de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento; Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction. |
topic |
Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento; Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction. |
description |
RESUMO: Este estudo de caso qualitativo objetiva investigar o processo de construção de conhecimento entre um professor em formação continuada e uma professora universitária a partir da mediação dialogada em sessões reflexivas, da escrita de um diário pessoal e de informações provenientes de dois planos de aula. Utilizamos pressupostos da formação docente na perspectiva sociocultural para analisar, de forma situada e contextual, dois momentos em que o professor em formação continuada modificou sua prática devido à mediação dialogada à qual teve acesso. A análise do material empírico permite observar a importância de considerar a formação de professores/as como distribuída entre pessoas e ferramentas, além de evidenciar a significância de momentos formais e informais na construção de conhecimento relevante para o professor em formação, especialmente por meio da mediação estratégica e do diálogo colaborativo.PALAVRAS-CHAVE: Abordagem sociocultural, formação continuada de professores/as, construção de conhecimento.ABSTRACT: This qualitative case study aims to investigate the process of knowledge construction between an in-service teacher and a university professor by focusing on dialogic mediation in reflective sessions, a personal diary, and information from two lesson plans. We draw on teacher education studies from a sociocultural perspective to analyze, in a contextual and situated way, two moments when the in-service teacher changed his teaching practice due to dialogic mediation to which he had access. The analysis of the empirical material allowed us to observe the importance of considering teacher education as distributed across people and tools, besides showing the significance of formal and informal moments in the construction of relevant knowledge for the teacher, especially through strategic mediation and collaborative dialogue.KEYWORDS: Sociocultural approach, continuous teacher education, knowledge construction. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16635/1125614037 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16635/2648 /*ref*/AHMED, M. K. Speaking as Cognitive Regulation: A Vygotskian Perspective on Dialogic Communication. In: LANTOLF, J.; APPEL, G. (ed.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 157-171. /*ref*/BANKS-LEITE, L. As dimensões interacionistas e construtivistas em Vygotsky e Piaget. Caderno Cedes, Campinas, ano XX, n. 24, p. 31-37, 2000. /*ref*/DONATO, R. Sociocultural Contributions to Understanding the foreign and second language classroom. In: LANTOLF. J. P. (ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 27-50. /*ref*/FIGUEIREDO, F. J. Q. A aprendizagem colaborativa de línguas: considerações conceituais e aplicações em distintos contextos. In: FIGUEIREDO, F. J. Q. (org.). A aprendizagem colaborativa de línguas. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2018. p. 13-58. /*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. A conquista: pesquisadores e professores pesquisando colaborativamente. In: LOUREIRO JR., E.; IBIAPINA, I. M. L. M. (org.). Videoformação, reflexividade crítica e colaboração: pesquisa e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008a. p. 11-28. /*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livros, 2008b. 134p. /*ref*/IBIAPINA, I. M. L. M. Reflexões sobre a produção do campo teórico-metodológico das pesquisas colaborativas: gênese e expansão. In: IBIAPINA, I. M. L. M.; BANDEIRA, H. M. M.; ARAÚJO, F. A. M. (org.). Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergentes. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 33-62. /*ref*/JOHNSON, K. E. The Sociocultural Turn and Its Challenges for Second Language Teacher Education. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 235-257, 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264518 /*ref*/JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. New York: Routledge, 2009. 148p. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203878033 /*ref*/JOHNSON, K. E.; GOLOMBEK, P. R. A Sociocultural Theoretical Perspective on Teacher Professional Development. In: ______. (ed.). Research on Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective on Professional Development. New York: Routledge, 2011. p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203844991 /*ref*/LANTOLF, J. P.; APPEL, G. Theoretical Framework: An Introduction to Vygotskian Approaches to Second Language Research. In: ______. (ed.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1994. p. 1-32. /*ref*/MATEUS, E. Conversa com Elaine Mateus. In: SILVA, K. A.; ARAGÃO, R. C. (org.). Conversas com formadores de professores de línguas. Campinas: Pontes, 2013a. p. 122-128. /*ref*/MATEUS, E. Práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês: representações de uma experiência no Pibid. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 1107-1130, 2013b. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982013005000027 /*ref*/MATEUS, E.; EL KADRI, M. S.; GAFFURI, P. Dinâmicas de colaboração como prática social de aprendizagem significativa. Calidoscópio, São Leopoldo, RS, v. 12, n. 1, p. 64-72, 2014. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2014.121.07 /*ref*/MERRIAM, S. Case Studies as Qualitative Research. In: ______. Qualitative Research and Case Study Applications in Education. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998. p. 26-43. /*ref*/MERRIAM, S. Introduction to Qualitative Research. In: ______. Qualitative Research in Practice: Examples for Discussion and Analysis. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. p. 3-17. /*ref*/SILVESTRE, V. P. V. Construção colaborativa de um plano de aula de inglês em um contexto do PIBID: um olhar a partir da perspectiva sociocultural. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), Blumenau, SC, v. 9, n. 3, p. 641-661, 2014. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n3p641-661 /*ref*/SOUSA, L. P. Q. Analisando os aspectos emergentes e as percepções dos alunos sobre uma produção de escrita em pares: uma experiência em uma sala de aula de língua inglesa. Travessias, Cascavel, PR, v. 10, n. 1, p. 331-352, 2016. /*ref*/SOUSA, L. P. Q.; TIRABOSCHI, F. F.; LAGO, N. A.; FIGUEIREDO, F. J. Q. Collaborative English Language Learning: Some Reflections from Interactions Between Pairs. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 259-286, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138653439430941 /*ref*/SWAIN, M. The Output Hypothesis and Beyond: Mediating Acquisition Through Collaborative Dialogue. In: LANTOLF, J. P. (ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 97-114. /*ref*/TUDGE, J. Vygotsky, the Zone of Proximal Development, and Peer Collaboration: Implications for Classroom Practice. In: MOLL, L. C. (ed.). Vygotsky and Education: Instructional Implications and Applications of Sociohistorical Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 155-172. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139173674.008 /*ref*/VIEIRA-ABRAHÃO, M. A formação do professor de línguas de uma perspectiva sociocultural. Signum. Estudos de Linguagem, Londrina, PR, v. 15, n. 2, p. 457-480, 2012. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p457 /*ref*/VYGOTSKY, L. A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento das crianças. In: ______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Summus, 1993. p. 11-21. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099825684480 |