Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232999 |
Resumo: | A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condições desse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores. |
id |
UFRGS-2_8b110dec0278fe0195f6dae67b6889b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232999 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterNunes, Mariana BackesBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2021-12-15T04:26:48Z20211676-0786http://hdl.handle.net/10183/232999001134832A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condições desse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores.The Covid-19 pandemic impacted several sectors of society, causing not only a health crisis, but also economic, political, and educational crisis, leading us to reflect on how everything is interconnected in some way. In this article, we aim to analyze, from the Complexity Theory, the practice of a teacher teaching the English language (EL) in a context of Emergency Remote Teaching (ERT). The methodology used is a qualitative approach, in which a longitudinal case study was carried out based on the narratives written by the teacher during 7 months of ERT. The results show that the teacher’s initial conditions were favorable for her practice in the ERT. It is not possible to generalize the conditions of this specific context, but based on this study, the teaching practices of EL and the importance of technology in teacher education stand out.application/pdfporRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n. 4 (2021), p. 1103-1134COVID-19 (Doença)Teoria da complexidadeEnsino Remoto Emergencial (ERE)ProfessorEnsino de língua estrangeira (inglês)Foreign language teaching and learningComplexity theoryCovid-19 pandemicEmergency remote teachingTeachers' narrativesTrajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencialTrajectories of an English language teacher in emergency remote teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134832.pdf.txt001134832.pdf.txtExtracted Texttext/plain77578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232999/2/001134832.pdf.txt416a298d5f504300e524cf872ac7258eMD52ORIGINAL001134832.pdfTexto completoapplication/pdf747921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232999/1/001134832.pdf7fc5aa3b53f797255a5f46133a788a12MD5110183/2329992022-09-24 05:01:19.458369oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-24T08:01:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Trajectories of an English language teacher in emergency remote teaching |
title |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial Ludovico, Francieli Motter COVID-19 (Doença) Teoria da complexidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) Professor Ensino de língua estrangeira (inglês) Foreign language teaching and learning Complexity theory Covid-19 pandemic Emergency remote teaching Teachers' narratives |
title_short |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
title_full |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
title_sort |
Trajetórias de uma professora de língua inglesa em ensino remoto emergencial |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Nunes, Mariana Backes Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 (Doença) Teoria da complexidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) Professor Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
COVID-19 (Doença) Teoria da complexidade Ensino Remoto Emergencial (ERE) Professor Ensino de língua estrangeira (inglês) Foreign language teaching and learning Complexity theory Covid-19 pandemic Emergency remote teaching Teachers' narratives |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Foreign language teaching and learning Complexity theory Covid-19 pandemic Emergency remote teaching Teachers' narratives |
description |
A pandemia do Covid-19 impactou diversos setores da sociedade, causando não apenas uma crise sanitária, mas também econômica, política e educacional, levando-nos a refletir sobre como tudo está interligado de alguma maneira. No presente artigo, buscou-se analisar, a partir da Teoria da Complexidade, a prática de uma professora lecionando língua inglesa (LI) em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso longitudinal com base nas narrativas escritas pela professora durante 7 meses de ERE. Os resultados mostram que as condições iniciais da professora foram favoráveis para sua prática no ERE. Não é possível generalizar as condições desse contexto específico, mas a partir desse estudo destacam-se práticas de ensino de LI e a importância da tecnologia na formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-15T04:26:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232999 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-0786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001134832 |
identifier_str_mv |
1676-0786 001134832 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte, MG. Vol. 21, n. 4 (2021), p. 1103-1134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232999/2/001134832.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232999/1/001134832.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
416a298d5f504300e524cf872ac7258e 7fc5aa3b53f797255a5f46133a788a12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225046066200576 |