Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928
Resumo: Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.
id UFMG-7_a8dde3743878d75ba90445626776c289
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/928
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professoresEste artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBrito, Cristiane Carvalho de Paula2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928/1034info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T21:51:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/928Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T21:51:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
title Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
spellingShingle Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
Brito, Cristiane Carvalho de Paula
title_short Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
title_full Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
title_fullStr Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
title_full_unstemmed Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
title_sort Discurso(s) sobre o ensino de língua materna em um curso de formação de professores
author Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_facet Brito, Cristiane Carvalho de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cristiane Carvalho de Paula
description Este artigo visa analisar, com base no embate de vozes, as imagens que professores de língua(s) em formação constroem em seu discurso, em relação à gramática e ao ensino de língua materna. Fundamentamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa e partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, sustentadas por diferentes filiações discursivas, e de que os sujeitos consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre a língua materna e seu ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/928/1034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 3 (2011)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100341583872