Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parisotto, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237447
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as bases teóricas de um material didático elaborado para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). Como gênero discursivo composto por letra e música, entende-se que o ensino de canção deva desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido de sua materialidade verbal e musical, considerando-se as práticas sociais em que as canções ocorrem, ou seja, seus contextos de produção, circulação e recepção (COELHO DE SOUZA, 2014). As unidades didáticas foram organizadas a partir de movimentos artístico-culturais (Canção de Protesto, Tropicália, Manguebeat, MPB, Canção Periférica e Canção Feminista), buscando contemplar, de um lado, canções de diferentes gêneros musicais com temas em comum e, de outro, a mixagem de gêneros, uma das características do cenário musical contemporâneo (SOARES; VICENTE, 2017). Foram selecionadas canções que tratam dos movimentos propostos e textos que pudessem contribuir para uma contextualização artístico-cultural das obras. As tarefas elaboradas incluem compreensão oral, leitura e produção oral e escrita. Por meio desta proposta, espera-se expor os alunos a uma gama diversificada de canções brasileiras que circulam em diferentes meios culturais do país, criando oportunidades de compreensão e discussão da cultura brasileira contemporânea. Este estudo busca contribuir para o ensino de PLA e para a pesquisa no campo de ensino de línguas por meio de canções.
id UFRGS-2_a8315a6e247b9a2f500567a3e8669fc0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237447
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Parisotto, Ana PaulaSchlatter, Margarete2022-04-19T04:39:11Z2019http://hdl.handle.net/10183/237447001140097Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as bases teóricas de um material didático elaborado para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). Como gênero discursivo composto por letra e música, entende-se que o ensino de canção deva desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido de sua materialidade verbal e musical, considerando-se as práticas sociais em que as canções ocorrem, ou seja, seus contextos de produção, circulação e recepção (COELHO DE SOUZA, 2014). As unidades didáticas foram organizadas a partir de movimentos artístico-culturais (Canção de Protesto, Tropicália, Manguebeat, MPB, Canção Periférica e Canção Feminista), buscando contemplar, de um lado, canções de diferentes gêneros musicais com temas em comum e, de outro, a mixagem de gêneros, uma das características do cenário musical contemporâneo (SOARES; VICENTE, 2017). Foram selecionadas canções que tratam dos movimentos propostos e textos que pudessem contribuir para uma contextualização artístico-cultural das obras. As tarefas elaboradas incluem compreensão oral, leitura e produção oral e escrita. Por meio desta proposta, espera-se expor os alunos a uma gama diversificada de canções brasileiras que circulam em diferentes meios culturais do país, criando oportunidades de compreensão e discussão da cultura brasileira contemporânea. Este estudo busca contribuir para o ensino de PLA e para a pesquisa no campo de ensino de línguas por meio de canções.The aim of this paper is to present and discuss the theoretical basis of a didactic material designed to teach Brazilian songs to students of Portuguese as an Additional Language (PAL) at the Portuguese as an Additional Language Center, at the Federal University of Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). Based on the assumption that songs are composed of lyrics and music, it is understood that the teaching of songs should develop literomusical literacy, that is, promote the expansion of the repertoire and, through commented listening, provide an understanding of possible meaning effects of both verbal and musical languages, considering the social practices where the songs occur, in other words, their production, circulation and reception contexts (COELHO DE SOUZA, 2014). The lesson plans were designed based on cultural-artistic movements (Protest Songs, Tropicália, Manguebeat, MPB, Non Mainstream Songs and Feminist Songs), seeking to contemplate, on the one hand, songs of different musical genres with common themes and, on the other hand, the mixing of genres, one of the characteristics of the contemporary music scene (SOARES; VICENTE, 2017). Songs that deal with the proposed movements and texts that could contribute to an artistic-cultural contextualization of the works were selected. The tasks elaborated cover listening, reading, speaking and writing. Through this proposal, it is expected to expose students to a diverse repertoire of Brazilian songs that circulate in different cultural environments of the country, creating opportunities for understanding and discussion of contemporary Brazilian culture. This study aims to contribute to Portuguese as an Additional Language teaching and to the research in the field of teaching language through songs.application/pdfporLíngua adicionalLíngua portuguesaMúsica brasileiraLetramento literomusicalCançãoTeaching songsPortuguese as an Additional LanguageLiteromusical literacyBrazilian musicCanção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140097.pdf.txt001140097.pdf.txtExtracted Texttext/plain142190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237447/2/001140097.pdf.txt6cfca332f27f6a95b9f69514b1c4d177MD52ORIGINAL001140097.pdfTexto completoapplication/pdf2902483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237447/1/001140097.pdf59e7cf290db0639dd253996a7b34f41bMD5110183/2374472022-08-06 04:51:04.674684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237447Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
title Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
spellingShingle Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
Parisotto, Ana Paula
Língua adicional
Língua portuguesa
Música brasileira
Letramento literomusical
Canção
Teaching songs
Portuguese as an Additional Language
Literomusical literacy
Brazilian music
title_short Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
title_full Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
title_fullStr Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
title_full_unstemmed Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
title_sort Canção brasileira em português como língua adicional : curso estruturado a partir de movimentos artístico-culturais contemporâneos
author Parisotto, Ana Paula
author_facet Parisotto, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parisotto, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Língua portuguesa
Música brasileira
Letramento literomusical
Canção
topic Língua adicional
Língua portuguesa
Música brasileira
Letramento literomusical
Canção
Teaching songs
Portuguese as an Additional Language
Literomusical literacy
Brazilian music
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching songs
Portuguese as an Additional Language
Literomusical literacy
Brazilian music
description Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as bases teóricas de um material didático elaborado para o ensino de canção brasileira a alunos de Português como Língua Adicional (PLA) no Programa de Português para Estrangeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPE-UFRGS). Como gênero discursivo composto por letra e música, entende-se que o ensino de canção deva desenvolver o letramento literomusical, isto é, promover a ampliação do repertório e, por meio de audição comentada, propiciar a compreensão de possíveis efeitos de sentido de sua materialidade verbal e musical, considerando-se as práticas sociais em que as canções ocorrem, ou seja, seus contextos de produção, circulação e recepção (COELHO DE SOUZA, 2014). As unidades didáticas foram organizadas a partir de movimentos artístico-culturais (Canção de Protesto, Tropicália, Manguebeat, MPB, Canção Periférica e Canção Feminista), buscando contemplar, de um lado, canções de diferentes gêneros musicais com temas em comum e, de outro, a mixagem de gêneros, uma das características do cenário musical contemporâneo (SOARES; VICENTE, 2017). Foram selecionadas canções que tratam dos movimentos propostos e textos que pudessem contribuir para uma contextualização artístico-cultural das obras. As tarefas elaboradas incluem compreensão oral, leitura e produção oral e escrita. Por meio desta proposta, espera-se expor os alunos a uma gama diversificada de canções brasileiras que circulam em diferentes meios culturais do país, criando oportunidades de compreensão e discussão da cultura brasileira contemporânea. Este estudo busca contribuir para o ensino de PLA e para a pesquisa no campo de ensino de línguas por meio de canções.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-19T04:39:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237447
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140097
url http://hdl.handle.net/10183/237447
identifier_str_mv 001140097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237447/2/001140097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237447/1/001140097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6cfca332f27f6a95b9f69514b1c4d177
59e7cf290db0639dd253996a7b34f41b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224627014336512