Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Clarissa Montiel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241545
Resumo: Este trabalho apresenta o curso Panorama da Canção Popular Brasileira, elaborado para um contexto de ensino de português como língua adicional. Por meio da audição comentada de canções e de relações entre as canções e seus contextos de produção, circulação e recepção, busca-se formar ouvintes competentes e atentos às especificidades do discurso literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014). O programa pedagógico proposto teve como ponto de partida os materiais didáticos do curso de Canção Brasileira , desenvolvido para o Programa de Português para Estrangeiros (UFRGS) em 2009. As unidades didáticas elaboradas propõem um aprofundamento da contextualização sócio-histórica de um conjunto de canções dos gêneros Samba, Bossa Nova, MPB e Tropicália, e Baião. A exposição a outros gêneros discursivos da esfera artístico-cultural associada às canções permite ampliar a rede de referências históricas e culturais para compreender sentidos e valores que contribuem para a construção de representações identitárias brasileiras. Discutem-se os objetivos e a organização do curso e apresenta-se a unidade didática sobre MPB e Tropicália na íntegra. Explica-se de que modo tarefas de análise e discussão de canções combinadas com outras obras artísticas podem: a) sensibilizar os alunos para aspectos sócio-históricos e culturais do Brasil que foram ou são importantes para a construção de diferentes imaginários que compõem a identidade brasileira na sua pluralidade, e b) ampliar o repertório linguístico-discursivo, musical e cultural dos alunos para participar de modo mais confiante em práticas sociais construídas em torno de canções em língua portuguesa.
id UFRGS-2_1baf1d86a45cd785ffdb93b299060260
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241545
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guedes, Clarissa MontielSchlatter, Margarete2022-06-30T04:53:17Z2019http://hdl.handle.net/10183/241545001143192Este trabalho apresenta o curso Panorama da Canção Popular Brasileira, elaborado para um contexto de ensino de português como língua adicional. Por meio da audição comentada de canções e de relações entre as canções e seus contextos de produção, circulação e recepção, busca-se formar ouvintes competentes e atentos às especificidades do discurso literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014). O programa pedagógico proposto teve como ponto de partida os materiais didáticos do curso de Canção Brasileira , desenvolvido para o Programa de Português para Estrangeiros (UFRGS) em 2009. As unidades didáticas elaboradas propõem um aprofundamento da contextualização sócio-histórica de um conjunto de canções dos gêneros Samba, Bossa Nova, MPB e Tropicália, e Baião. A exposição a outros gêneros discursivos da esfera artístico-cultural associada às canções permite ampliar a rede de referências históricas e culturais para compreender sentidos e valores que contribuem para a construção de representações identitárias brasileiras. Discutem-se os objetivos e a organização do curso e apresenta-se a unidade didática sobre MPB e Tropicália na íntegra. Explica-se de que modo tarefas de análise e discussão de canções combinadas com outras obras artísticas podem: a) sensibilizar os alunos para aspectos sócio-históricos e culturais do Brasil que foram ou são importantes para a construção de diferentes imaginários que compõem a identidade brasileira na sua pluralidade, e b) ampliar o repertório linguístico-discursivo, musical e cultural dos alunos para participar de modo mais confiante em práticas sociais construídas em torno de canções em língua portuguesa.This paper presents the course Panorama of Brazilian Popular Music , designed for a context of Portuguese as additional language teaching. Through commented song listening and by establishing relationships between the songs and their production, circulation and reception contexts, the course aims at educating competent listeners who can recognize the specificities of literomusical discourse (COELHO DE SOUZA, 2014). The proposed syllabus had as its starting point the didactic materials of the course Brazilian Music , developed for the Portuguese as Additional Language Center (UFRGS) in 2009. The lessons designed aim to deepen the socio-historical contextualization of a set of songs of the genres Samba, Bossa Nova, MPB and Tropicália, and Baião. Exposure to other discursive genres of the artistic-cultural sphere associated with the songs foster students to broaden the network of historical and cultural references to understand meanings and values that contribute to the construction of Brazilian identity representations. The objectives and organization of the course are discussed and the didactic unit on MPB and Tropicália is presented in full. Tasks that propose analysis and discussion of songs combined with other artistic works are designed to: a) make students aware of socio-historical and cultural aspects of Brazil that were or are important for the construction of different imagery that make up Brazilian identity in its plurality, and b) broaden the students' linguistic-discursive, musical and cultural repertoire to participate more confidently in social practices built around Brazilian songs.application/pdfporLíngua adicionalLetramento literomusicalCanção popularEnsino de língua portuguesaBrazilian popular musicTeaching Portuguese as an additional languageLiteromusical literacySongs and cultureProposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143192.pdf.txt001143192.pdf.txtExtracted Texttext/plain104208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241545/2/001143192.pdf.txt943fe092797250d0467991eceacb52adMD52ORIGINAL001143192.pdfTexto completoapplication/pdf919989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241545/1/001143192.pdffe1a8d7ee397c10b1873307e47d638c8MD5110183/2415452022-08-06 04:52:29.681913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241545Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
title Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
spellingShingle Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
Guedes, Clarissa Montiel
Língua adicional
Letramento literomusical
Canção popular
Ensino de língua portuguesa
Brazilian popular music
Teaching Portuguese as an additional language
Literomusical literacy
Songs and culture
title_short Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
title_full Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
title_fullStr Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
title_full_unstemmed Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
title_sort Proposta de material didático de português como língua adicional : "panorama da canção popular brasileira"
author Guedes, Clarissa Montiel
author_facet Guedes, Clarissa Montiel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Clarissa Montiel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua adicional
Letramento literomusical
Canção popular
Ensino de língua portuguesa
topic Língua adicional
Letramento literomusical
Canção popular
Ensino de língua portuguesa
Brazilian popular music
Teaching Portuguese as an additional language
Literomusical literacy
Songs and culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Brazilian popular music
Teaching Portuguese as an additional language
Literomusical literacy
Songs and culture
description Este trabalho apresenta o curso Panorama da Canção Popular Brasileira, elaborado para um contexto de ensino de português como língua adicional. Por meio da audição comentada de canções e de relações entre as canções e seus contextos de produção, circulação e recepção, busca-se formar ouvintes competentes e atentos às especificidades do discurso literomusical (COELHO DE SOUZA, 2014). O programa pedagógico proposto teve como ponto de partida os materiais didáticos do curso de Canção Brasileira , desenvolvido para o Programa de Português para Estrangeiros (UFRGS) em 2009. As unidades didáticas elaboradas propõem um aprofundamento da contextualização sócio-histórica de um conjunto de canções dos gêneros Samba, Bossa Nova, MPB e Tropicália, e Baião. A exposição a outros gêneros discursivos da esfera artístico-cultural associada às canções permite ampliar a rede de referências históricas e culturais para compreender sentidos e valores que contribuem para a construção de representações identitárias brasileiras. Discutem-se os objetivos e a organização do curso e apresenta-se a unidade didática sobre MPB e Tropicália na íntegra. Explica-se de que modo tarefas de análise e discussão de canções combinadas com outras obras artísticas podem: a) sensibilizar os alunos para aspectos sócio-históricos e culturais do Brasil que foram ou são importantes para a construção de diferentes imaginários que compõem a identidade brasileira na sua pluralidade, e b) ampliar o repertório linguístico-discursivo, musical e cultural dos alunos para participar de modo mais confiante em práticas sociais construídas em torno de canções em língua portuguesa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-30T04:53:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143192
url http://hdl.handle.net/10183/241545
identifier_str_mv 001143192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241545/2/001143192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241545/1/001143192.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 943fe092797250d0467991eceacb52ad
fe1a8d7ee397c10b1873307e47d638c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636362391552